Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Chapadinha, em Brazlândia (DF), nesta terça-feira (16/Dez). A obra ocorreu após investimento superior a R$ 5,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). A construção foi executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A nova unidade deve beneficiar aproximadamente 5,5 mil pessoas com o objetivo de fortalecer a atenção básica e expandir o acesso da população aos serviços públicos de saúde.
A nova unidade de saúde possui 762,97 m² de área construída. Ela está localizada na Gleba 2, Reserva A, no Projeto Integrado de Colonização e Reforma Agrária Alexandre Gusmão (Picag).
Ibaneis Rocha enfatizou os investimentos realizados na cidade. O gestor lembrou o abandono da cidade por gestões anteriores. “A cidade estava totalmente abandonada pelos governos anteriores. Nós já entregamos aqui escolas, UPA e hoje temos uma UBS para entregar, além da reconstrução do hospital. Estamos fazendo isso com muito carinho”, disse o governador.
O equipamento público conta com vacinação e farmácia. As equipes de Estratégia da Saúde da Família (eSF) devem fornecer consultas e encaminhamentos conforme as necessidades dos moradores. A UBS oferece serviço odontológico. O setor odontológico conta com duas cadeiras para atendimento e tem capacidade para acolher até 300 pacientes por dia.

A unidade também dispõe de estacionamento com vagas reservadas e acessibilidade. Possui iluminação externa, sistema de câmeras de segurança, área verde e reservatórios superior e inferior.
Integração com investimentos futuros
Fernando Leite, presidente da Novacap, enfatizou a qualidade da estrutura do espaço. Ele afirmou que a unidade está completa. “São 788 metros quadrados de área construída, com atendimento básico completo”, disse Leite.
O presidente declarou que participar de obras como essa gera orgulho para a empresa. Ele classificou as obras de saúde, creches e escolas como “engenharia social”. Leite disse que o impacto é direto na vida da população.
Juracy Cavalcante Lacerda, secretário de Saúde do DF, pontuou que a UBS deve convergir com outros investimentos futuros. Ele citou a reforma do pronto-socorro do Hospital de Brazlândia (HRBz). “Temos a reforma do pronto-socorro do Hospital de Brazlândia, na qual nós teremos a ampliação de leitos, mais do que dobrando a capacidade do hospital, e o investimento em um tomógrafo”, disse o secretário.
Percepção dos moradores

Claudimeire Azevedo, moradora da região desde 1980, celebrou a inauguração. A cobradora de ônibus, que convive com diabetes, afirmou ter gostado do novo serviço. “Aqui está bem melhor. Fiquei muito feliz. Eu já entrei, já me consultei hoje mesmo com o médico e fui muito bem-atendida”, disse Claudimeire Azevedo. Ela garantiu que já estava com toda a documentação em ordem para pegar os medicamentos.
A moradora lembrou que a estrutura anterior era precária e deixava a desejar. “O espaço anterior era bem precário, feio mesmo”, recordou. Ela concluiu que a unidade é uma maravilha para a região. Claudimeire afirmou que o atendimento mais próximo beneficia Chapadinha e Rodeador.
O GDF tem investido de forma significativa para fortalecer a rede pública de saúde em Brazlândia. Além da UBS 5 na Chapadinha, as obras de uma nova unidade no Incra 8 estão em andamento. Há também a reforma do pronto-socorro do HRBz. Esta é a 14ª UBS que o GDF deve entregar desde 2019. Tais intervenções somam R$ 524.170.071,70 em todo o Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











