20.7 C
Brasília
10 abr 2026 23:05

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025

No Espírito Santo foram anotadas 95% das ocorrências

Por Paula Laboissière

Ao longo das quatro primeiras semanas de 2025, o Brasil contabilizou 2.791 casos de febre do Oropouche, sendo 2.652 ocorrências apenas no Espírito Santo, 99 casos no estado do Rio de Janeiro e 30 em Minas Gerais.

“Quase três mil casos de Oropouche nas quatro primeiras semanas do ano, no Brasil – 95%, aproximadamente, registrados no Espírito Santo. É uma preocupação adicional em relação ao verão passado que enfrentamos”, disse o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio.

Os demais casos de febre do Oropouche foram identificados na Paraíba (7), Ceará (1), Paraná (1) e Roraima (1).

Entenda

O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.

Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica para a enfermidade. Em 2024, entretanto, a doença passou a preocupar autoridades sanitárias brasileiras, com transmissão autóctone em diversas unidades federativas.

A transmissão acontece principalmente por meio do vetor Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora. No ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não-humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros.

No ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros. Nesse cenário, o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo e comumente encontrado em ambientes urbanos, também pode transmitir o vírus.

Dengue e dor de cabeça

Os sintomas são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. O quadro clínico agudo, segundo o ministério, evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular).

Outros sintomas – tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos – também são relatados. Casos com acometimento do sistema nervoso central (como meningite asséptica e meningoencefalite), especialmente em pacientes imunocomprometidos e com manifestações hemorrágicas (petéquias, epistaxe, gengivorragia) podem ocorrer.

Em 2024, a Bahia confirmou duas mortes por febre do Oropouche no estado. Até então, não havia nenhum registro de óbito associado à infecção em todo o mundo. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, as mortes foram registradas em pacientes sem comorbidades e não gestantes.

A primeira morte, uma mulher de 24 anos que residia no município de Valença, ocorreu no dia 27 de março. O segundo óbito, uma mulher de 21 anos que residia em Camamu, foi anotado no dia 10 de maio.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

50 mil doses: DF retoma vacinação contra a covid-19 para adultos em UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) retomou a...

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...

UTI do Hospital da Região Leste é reconhecida entre as mais eficientes do país

Por Kleber Karpov A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do...

Telessaúde chega a todas as UPAs do DF e permite consulta por vídeo na rede pública

Por Kleber Karpov O serviço de telessaúde foi expandido para...

Ministro Alexandre Padilha defende regulamentação da publicidade das bets

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu...

Destaques

50 mil doses: DF retoma vacinação contra a covid-19 para adultos em UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) retomou a...

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Corrida do Fogo 2026 aposta em memória, inclusão e experiência do atleta com fotos oficiais gratuitas

Por Kleber Karpov A 35ª edição da Corrida do Fogo,...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...