Por Kleber Karpov
A Embaixada da República Árabe do Egito celebrou em Brasília o Dia Nacional do país, evento que marcou o 74º aniversário da Revolução de 1952 e serviu de palco para a embaixadora Mai Taha Khalil anunciar o fim de sua missão diplomática no Brasil. Durante a cerimônia, que reuniu autoridades e membros do corpo diplomático, Khalil fez um balanço de sua gestão e reforçou os avanços na parceria entre as duas nações, que mantêm mais de um século de relações.
A embaixadora ressaltou a elevação das relações ao nível de Parceria Estratégica, formalizada durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Egito em fevereiro de 2024. A ocasião resultou na assinatura de novos acordos para ampliar a cooperação mútua em diversas áreas.
O diálogo entre os líderes foi contínuo, com a participação do presidente egípcio Abdel Fattah el-Sissi na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, em novembro de 2024. O encontro com o presidente brasileiro serviu para explorar novas oportunidades de colaboração bilateral.
A atuação egípcia no cenário internacional também foi evidenciada na Cúpula do BRICS de 2025, também no Rio de Janeiro. Representado pelo primeiro-ministro Mostafa Madbouly, o Egito reforçou seu compromisso com a cooperação econômica e o diálogo entre os países do Sul Global.
Cooperação econômica e ambiental
No campo econômico, Mai Taha Khalil destacou que o Egito se mantém como o principal parceiro comercial do Brasil na África e o segundo entre os países árabes. A expectativa é que o intercâmbio comercial entre as nações atinja a marca de US$ 5,1 bilhões.
O crescimento é impulsionado pelo Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, que também fomenta a expansão de investimentos, a transferência de tecnologia e a diversificação das parcerias empresariais.
Em pautas ambientais, a diplomata lembrou a participação de uma delegação egípcia na COP30, em Belém, no ano de 2025. No evento, Brasil e Egito defenderam em conjunto a necessidade de maior apoio financeiro internacional para que países em desenvolvimento possam enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
Laços nas áreas de defesa e cultura
A cooperação no setor de defesa foi outro ponto abordado na cerimônia. Nos últimos anos, os dois países intensificaram o intercâmbio de conhecimentos e treinamentos militares, além de participarem conjuntamente de eventos do setor, como a presença de representantes brasileiros na EDEX 2025, no Cairo.
Culturalmente, a embaixadora citou iniciativas para fortalecer os laços entre as sociedades, como a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na inauguração do Grande Museu Egípcio. Também foi mencionada uma celebração simultânea com atividades realizadas aos pés do Cristo Redentor.
Convergência no cenário internacional
Ao abordar temas globais, Mai Taha Khalil afirmou que Brasil e Egito compartilham posições em defesa do multilateralismo, da solução pacífica de conflitos e do respeito ao direito internacional. Sobre o Oriente Médio, a embaixadora reiterou a preocupação de seu país com os conflitos na região e a importância do diálogo e da assistência humanitária.
Encerrando seu discurso, a diplomata reafirmou o compromisso do Egito em aprofundar a cooperação com o Brasil em áreas estratégicas e fortalecer a atuação conjunta em fóruns internacionais que promovem o desenvolvimento sustentável e a paz.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.










