“Isso é normal”, diz Valdemar Costa Neto ao afirmar que Flávio Bolsonaro foi cobrar dinheiro de Daniel Vorcaro

Declaração do presidente do PL contradiz versão do senador sobre encontro com banqueiro preso e motiva pedido de investigação à Polícia Federal

Por Kleber Karpov

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira (25/Mai) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para cobrar uma quantia em dinheiro destinada ao filme biográfico sobre Jair Bolsonaro. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews e ocorre após Vorcaro ter sido preso por fraude. A nova versão dos fatos motivou o PT a acionar a Polícia Federal para apurar a conduta do senador.

Versões conflitantes sobre o encontro

Segundo Costa Neto, a visita de Flávio Bolsonaro à residência de Vorcaro, que cumpre prisão domiciliar, teve o objetivo de garantir o financiamento do filme. “Foi visitar depois para ver se conseguia o restante do dinheiro”, disse o presidente do PL. A fala contradiz diretamente a justificativa apresentada pelo próprio senador a aliados na semana anterior.

Na tentativa de se antecipar a vazamentos, Flávio Bolsonaro havia admitido a reunião, mas alegou que o propósito era encerrar a relação com o banqueiro. O senador afirmou que, diante da gravidade da situação de Vorcaro, o encontro serviu para comunicar que buscaria outro investidor para o projeto cinematográfico.

“Eu fui, sim, para o encontro dele, para botar um ponto final nessa história, e dizer que, se ele tivesse me avisado que a situação era grave como essa, eu já teria ido atrás de outro investidor há muito mais tempo, e o filme não correria risco”, disse Bolsonaro.

Apuração federal e crise de credibilidade

A representação para que o caso seja investigado foi protocolada na Polícia Federal pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Fontes da corporação indicam que os investigadores analisarão se a cobrança de fato ocorreu e em quais circunstâncias, inserindo a apuração no contexto de inquéritos já existentes que envolvem o entorno do dono do Banco Master.

O episódio aprofunda a crise de credibilidade de Flávio Bolsonaro, que já havia sido flagrado em contradição sobre seu relacionamento com Vorcaro. Enquanto negava publicamente qualquer vínculo com o empresário, mensagens reveladas anteriormente mostram o senador tratando o banqueiro como “irmão” e garantindo lealdade. “Irmão, estou e estarei contigo sempre, não tem meia conversa entre a gente”, escreveu Flávio em uma das comunicações.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Anvisa atualiza regras de segurança sanitária para aviões e aeroportos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Centrad: Após 12 anos fechado, Celina Leão inicia ocupação do Centro Administrativo do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Andre Mendonça propõe tese para julgamento sobre deep fake no TSE

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior...

Justiça preserva direito de idosos a passagens interestaduais em todo país

Por Kleber Karpov Uma decisão recente da Seção Judiciária da...

São Paulo confirma dois casos de febre do Nilo Ocidental

Por Kleber Karpov O Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre...

Anvisa aprova segundo genérico de semaglutida em caneta injetável

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Candidaturas negras avançam e se aproximam de perfil racial do país

Por Kleber Karpov Um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos...

Destaques

Anvisa atualiza regras de segurança sanitária para aviões e aeroportos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Centrad: Após 12 anos fechado, Celina Leão inicia ocupação do Centro Administrativo do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Andre Mendonça propõe tese para julgamento sobre deep fake no TSE

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior...

Justiça preserva direito de idosos a passagens interestaduais em todo país

Por Kleber Karpov Uma decisão recente da Seção Judiciária da...

São Paulo confirma dois casos de febre do Nilo Ocidental

Por Kleber Karpov O Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre...