19.3 C
Brasília
09 abr 2026 23:56

Gravidez precoce: Saúde realiza mais de 250 ações educativas com adolescentes em 2025 no DF

Atividades alcançaram mais de 10 mil jovens com foco em saúde sexual e reprodutiva

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, durante o ano de 2025, um total de 256 atividades coletivas para conscientizar adolescentes sobre a gravidez precoce. As ações, focadas em saúde sexual e reprodutiva, alcançaram mais de 10 mil jovens em todo o DF, com parte das execuções ocorrendo em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

A gestação durante a adolescência acarreta implicações para a saúde das jovens mães, dos filhos e para o sistema de saúde. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez nessa fase eleva a probabilidade de complicações e pode agravar problemas socioeconômicos preexistentes.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 66% das gestações na adolescência no país são indesejadas. Para Viviane Albuquerque, responsável pela área técnica de Saúde da Mulher na SES-DF, o percentual sugere que muitas situações decorrem de desinformação ou da ausência de redes de apoio familiar e comunitário.

“A gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando riscos como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto. No âmbito social, é uma das principais causas de abandono escolar, e isso irá repercutir negativamente na vida dessas meninas”, alerta Viviane Albuquerque.

Métodos contraceptivos

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada preferencial para os serviços da SES-DF. Nesses locais, são disponibilizados gratuitamente diversos métodos contraceptivos, como preservativos, contraceptivos de emergência, pílulas de uso rotineiro e injeções hormonais.

As UBSs também realizam a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) e o agendamento de consultas para procedimentos de laqueadura e vasectomia. Adicionalmente, a rede da SES-DF iniciou a colocação do implanon, um implante subdérmico com duração de até três anos. O público-alvo para este método inclui adolescentes de 15 a 19 anos e a população em situação de rua.

O implanon é um método contraceptivo gratuito e reversível, agindo no corpo por até três anos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Atendimento integral

Segundo a enfermeira Ivea Viana, da UBS 1 da Estrutural, o acesso aos serviços é simplificado, exigindo apenas um documento de identidade e o cartão do SUS. Ela ressalta que “não é necessária a autorização dos responsáveis para serem atendidas. Aqui, fazemos o teste rápido de gravidez e, confirmada a gestação, já é feita a abertura do pré-natal”.

Quando uma jovem gestante ingressa na UBS, ela passa a ter acesso a uma rede de apoio completa. Nos casos em que a gravidez é resultado de violência sexual, como em relações com menores de 14 anos, a unidade de saúde tem o dever legal de realizar uma notificação compulsória.

“Quando a paciente chega grávida, iniciamos o acompanhamento da gestação, do estado emocional da mãe e passamos todas as orientações. Se a gestação é resultado de um abuso, seguimos os critérios do Programa de Interrupção Gestacional Prevista em Lei (PIGL), realizada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), independentemente de a gravidez ocorrer na adolescência ou não – mulheres vítimas de estupro têm direito a esse suporte”, assegura Ivea Viana.

A legislação federal garante que, no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), a gestante receba atendimento multidisciplinar. A decisão sobre a interrupção ou continuidade da gravidez, nos casos previstos em lei, cabe à mulher ou ao seu representante legal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ministro Alexandre Padilha defende regulamentação da publicidade das bets

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu...

Descarte correto de resíduos hospitalares é reforçado no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria...

Hemocentro prorroga prazo para cadastro de pacientes com doença falciforme no DF

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou...

Operação Brasília Mais Segura: PMDF reforça policiamento com mais de 1,2 mil militares

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de doula no Brasil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

CCJ do Senado aprova fim da aposentadoria compulsória para punir juízes e MP

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

Destaques

Ministro Alexandre Padilha defende regulamentação da publicidade das bets

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu...

Descarte correto de resíduos hospitalares é reforçado no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria...

Celina Leão garante “solução definitiva” para o BRB em até 30 dias, em reunião com presidente do Banco Central

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Novos exames disponíveis na rede pública de saúde ampliam precisão e agilidade no diagnóstico

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hemocentro prorroga prazo para cadastro de pacientes com doença falciforme no DF

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou...