Por Kleber Karpov
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14/Jan), a segunda fase da Operação Compliance Zero com o objetivo de aprofundar as investigações contra o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro. Agentes cumprem 42 mandados de busca e apreensão em cinco estados para desarticular uma suposta organização criminosa acusada de gestão fraudulenta, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro.
As diligências ocorrem simultaneamente em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A operação cumpre determinações do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou também o sequestro e o bloqueio de bens e valores que somam R$ 5,7 bilhões.
A força-tarefa apura se recursos da instituição financeira foram desviados para o patrimônio pessoal de Vorcaro e de familiares por meio de fundos de investimento. Além do banqueiro, a ação mira outros empresários e executivos suspeitos de participação no esquema de fraudes contábeis e emissão de títulos sem lastro.
Prisões e desdobramentos
Durante a deflagração desta nova fase, o empresário Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, foi detido no Aeroporto de Guarulhos enquanto tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos. A medida visa impedir a fuga de investigados e garantir a instrução do inquérito.
Daniel Vorcaro já havia sido preso na primeira fase da operação, em novembro de 2025, também ao tentar deixar o país em um jato particular. Após ter a prisão preventiva revogada pela Justiça, o dono do Banco Master cumpre atualmente medidas cautelares em regime de prisão domiciliar.
Outro lado
A defesa de Daniel Vorcaro afirmou em nota que o empresário mantém postura colaborativa com as autoridades e nega irregularidades. O comunicado ressalta que o banqueiro segue cumprindo as determinações judiciais.
“O Sr. Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito”, diz o texto.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











