Por Kleber Karpov
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou, nesta segunda-feira (22/Dez), a primeira etapa da construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE). O início dos trabalhos ocorre após a liberação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que aprovou os projetos de fundação e estrutura no início de dezembro. A empresa contratada executa a instalação de estacas e a montagem do canteiro para abrigar os funcionários no local da obra.
A nova unidade de saúde deve contar com 100 leitos de internação, distribuídos entre clínica médica, clínica pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O centro cirúrgico deve possuir duas salas de cirurgia e seis consultórios destinados a atendimentos ambulatoriais e de emergência. O complexo deve dispor ainda de salas para exames de tomografia, raio-X e ultrassonografia para ampliar o suporte diagnóstico na região.
A estrutura física contempla setores essenciais como farmácia central, laboratório de patologia clínica e unidade de ensino e pesquisa. Áreas técnicas como Central de Material Esterilizado (CME), lavanderia e almoxarifado também compõem o projeto para garantir a autonomia operacional do hospital. O empreendimento visa reduzir o deslocamento de pacientes para outras regiões administrativas em busca de assistência especializada.
Planejamento e execução
O diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, afirmou que o canteiro de obras está em plena atividade com a movimentação de máquinas. A fiscalização deve assegurar o cumprimento do cronograma técnico para as fases estruturais que dão forma ao edifício hospitalar ao longo dos próximos meses.
“A obra deve seguir com cronograma contínuo até a conclusão das próximas fases. Ao longo do primeiro semestre, as equipes devem executar as etapas de fundação, incluindo blocos e baldrames. A fase seguinte marca a subida dos prédios com os pilares, a etapa de alvenaria e o fechamento dos edifícios”, disse Carlos Spies.
O projeto utiliza a tecnologia Modelagem da Informação da Construção (BIM) para otimizar o uso de recursos e garantir precisão no planejamento das etapas. A edificação busca a certificação ambiental LEED, com a incorporação de soluções para eficiência energética e gestão responsável de recursos naturais. O governo local prevê que a nova estrutura amplie significativamente a capacidade da rede pública de saúde no Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











