Novacap inicia obras do Hospital Regional do Recanto das Emas

Investimento de 133 milhões garante 100 novos leitos e utiliza tecnologia de modelagem avançada para otimizar prazos

Por Kleber Karpov

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou, nesta segunda-feira (22/Dez), a primeira etapa da construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE). O início dos trabalhos ocorre após a liberação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que aprovou os projetos de fundação e estrutura no início de dezembro. A empresa contratada executa a instalação de estacas e a montagem do canteiro para abrigar os funcionários no local da obra.

A nova unidade de saúde deve contar com 100 leitos de internação, distribuídos entre clínica médica, clínica pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O centro cirúrgico deve possuir duas salas de cirurgia e seis consultórios destinados a atendimentos ambulatoriais e de emergência. O complexo deve dispor ainda de salas para exames de tomografia, raio-X e ultrassonografia para ampliar o suporte diagnóstico na região.

A estrutura física contempla setores essenciais como farmácia central, laboratório de patologia clínica e unidade de ensino e pesquisa. Áreas técnicas como Central de Material Esterilizado (CME), lavanderia e almoxarifado também compõem o projeto para garantir a autonomia operacional do hospital. O empreendimento visa reduzir o deslocamento de pacientes para outras regiões administrativas em busca de assistência especializada.

Planejamento e execução

O diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, afirmou que o canteiro de obras está em plena atividade com a movimentação de máquinas. A fiscalização deve assegurar o cumprimento do cronograma técnico para as fases estruturais que dão forma ao edifício hospitalar ao longo dos próximos meses.

“A obra deve seguir com cronograma contínuo até a conclusão das próximas fases. Ao longo do primeiro semestre, as equipes devem executar as etapas de fundação, incluindo blocos e baldrames. A fase seguinte marca a subida dos prédios com os pilares, a etapa de alvenaria e o fechamento dos edifícios”, disse Carlos Spies.

O projeto utiliza a tecnologia Modelagem da Informação da Construção (BIM) para otimizar o uso de recursos e garantir precisão no planejamento das etapas. A edificação busca a certificação ambiental LEED, com a incorporação de soluções para eficiência energética e gestão responsável de recursos naturais. O governo local prevê que a nova estrutura amplie significativamente a capacidade da rede pública de saúde no Distrito Federal.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Piloto e influenciador Lito Sousa morre aos 59 anos em decorrência de doença neurológica rara

Por Kleber Karpov O piloto comercial, mecânico de aeronaves e...

Datafolha no DF: Celina Leão tem 53% dos votos válidos contra 26% do Leandro Grass

Por Kleber Karpov Um levantamento recente do Datafolha, divulgado nesta...

Destaques

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Ministro Edson Fachin suspende julgamento sobre planos de saúde e envia ações para conciliação no STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Brasileiros em situação irregular nos EUA e em Portugal podem evitar votação nas eleições de 4 de outubro

Publicado em 01/10/2026 às 22h46 - Alterado em 02/10/2026...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...