25.5 C
Brasília
07 mar 2026 12:17

Chuvas intensas no DF elevam casos de doenças respiratórias e alertam especialistas

Combinação de calor e umidade favorece proliferação de mofo e ácaros em ambientes residenciais

Por Kleber Karpov

A chegada da temporada de chuvas intensas no Distrito Federal acende um alerta para o aumento da incidência de doenças respiratórias, viroses e alergias. A combinação entre calor e alta umidade cria um cenário propício para a proliferação de agentes nocivos à saúde, como mofo, fungos e ácaros, o que exige cuidados redobrados da população neste sábado (22/Nov).

Impacto nas residências

Aumento da umidade estimula o aparecimento de mofo, fungos e ácaros, principais responsáveis por crises alérgicas e respiratórias | Fotos: Divulgação/IgesDF

O problema afeta diretamente o ambiente doméstico, onde o aumento da umidade estimula o aparecimento de alérgenos. Crianças, idosos e portadores de doenças crônicas compõem o grupo mais vulnerável às mudanças climáticas típicas desta época do ano.

A advogada Carolina Araújo, moradora de Sobradinho, vivenciou o problema recentemente. A filha de 7 anos precisou de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região após apresentar um quadro de falta de ar desencadeado pelas condições do ambiente.

“Depois das chuvas, o quarto dela amanheceu com cheiro forte de mofo. Em poucos dias, começou a tossir muito e ter dificuldade para respirar. Agora, estamos deixando as janelas abertas durante o dia e lavando as paredes com água sanitária”, relatou a advogada.

Avaliação médica

A pneumologista Nancilene Melo, do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), confirma o aumento significativo na procura por atendimento médico devido a sintomas gripais, crises de asma e rinite alérgica. Segundo a especialista, a automedicação deve ser evitada, pois pode mascarar sinais de agravamento como falta de ar e chiado no peito.

“Com o aumento da umidade e da temperatura, há maior circulação de vírus respiratórios e fungos. Pessoas com histórico de asma, bronquite ou rinite precisam redobrar a atenção, evitando ambientes fechados e úmidos e mantendo as vacinas em dia”, explicou Nancilene Melo.

Medidas preventivas

Para mitigar os riscos, especialistas recomendam a manutenção de ambientes ventilados para evitar o acúmulo de mofo. A lavagem frequente de roupas e lençóis, preferencialmente com secagem ao sol, e o uso de máscaras durante a limpeza de locais empoeirados são práticas indicadas.

A hidratação constante e a atualização do cartão de vacina, especialmente contra a gripe e a Covid-19, também constituem barreiras importantes contra infecções. A recomendação médica inclui ainda evitar o uso de carpetes e cortinas pesadas que acumulam poeira.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...