Por Kleber Karpov
O 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) registrou uma redução de 85% nos crimes de furtos no interior de veículos. O número (12/Nov) corresponde ao período de outubro deste ano, em comparação ao mesmo mês em 2024, na área do Guará.
O mesmo levantamento aponta redução de 50% nas tentativas de homicídio e 20% em roubo de veículos. Também indica queda de 30% em roubo a transeunte e 77% em roubo em comércio.
Esses dados resultam em uma diminuição total de 33% nos crimes contra o patrimônio, no período de janeiro a outubro deste ano, comparado ao igual intervalo de 2024.
A chegada de novas viaturas possibilitou o aumento do efetivo policial empregado nas ruas, o que diminuiu o tempo de resposta no atendimento das ocorrências. A PMDF também destaca a parceria com a comunidade e a atuação estratégica como fatores para a redução.
Confiança

“Esse indicador não se limita a números, ele representa o crescimento da sensação de segurança por parte da population e da confiança depositada no trabalho da corporação”, avalia o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Fernando Passos.
O comandante cita o programa Guardião Comunitário, de policiamento ostensivo, que estreitou a parceria entre a corporação e os moradores. A iniciativa promove encontros frequentes com lideranças locais, visitas a empreendimentos comerciais e campanhas educativas.
“Essa proximidade com o morador facilita que as demandas cheguem mais rápido e de forma mais precisa até nós, evitando retrabalho e contribuindo para que os delitos sejam resolvidos ou impedidos com maior rapidez”, ressalta Passos.
O Serviço Voluntário Gratificado também é destacado por proporcionar um aumento no número de equipes escaladas no patrulhamento. Estas são distribuídas de maneira estratégica no mapeamento das áreas de maiores incidências criminais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










