19.5 C
Brasília
05 dez 2025 01:29

Saúde intensifica combate à dengue em Dia D de mobilização no DF

Ações educativas, vacinação e soltura de wolbitos marcam mobilização no DF

Por Kleber Karpov

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, iniciativa de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor também dos vírus zika e chikungunya, aconteceu neste sábado (08/Nov) no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu diversas ações de prevenção e de conscientização.

As atividades, com destaque para a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, objetivam alertar a população e reforçar os mecanismos de controle do vetor. A mobilização ocorre em um momento estratégico, anterior ao período das chuvas, quando o número de casos da doença costuma se elevar.

Na UBS 1, a SES-DF apresentou as estratégias que deve aplicar ao longo do ano para a eliminação dos focos do mosquito. O espaço também dispõe de uma sala de vacinação para a imunização de crianças com idade entre 10 e 14 anos contra o vírus da dengue.

A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, ressaltou a coordenação de iniciativas de diferentes setores no enfrentamento à doença. “O Governo do Distrito Federal (GDF), através da SES-DF, não mediu esforços para que tenhamos todos os mecanismos necessários para combater a dengue, desde as armadilhas montadas contra o mosquito até a visitação às casas e ruas pelos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas)”, destacou Marques.

“O GDF, através da SES-DF, não mediu esforços para que tenhamos todos os mecanismos necessários para combater a dengue”, ressalta a secretária-executiva da SAA, Edna Maria de Oliveira. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Marília Santini, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do MS, lembrou que a participação da população se deve configurar em uma aliada importante no combate ao Aedes aegypti. Em decorrência do Dia D de Mobilização, a diretora instigou a população a se lembrar que o mês das chuvas já começou, período no qual o número de casos de dengue deve aumentar.

“Essa é a época para todos agirmos dentro de nossas capacidades – em casa, na escola, no trabalho – para diminuirmos os criadouros de mosquito, limpando depósitos e calhas que possam acumular água parada”, observou Santini.

Ações abrangem todos os ciclos do vetor

A eliminação da dengue, zika, chikungunya e febre amarela significa, na prática, interromper o ciclo de nascimento e reprodução do vetor em todos os seus estágios de desenvolvimento. A responsável por essa coordenação é Kenia de Oliveira, que está à frente da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da SES-DF.

Para a fase do ovo do mosquito, a Dival utiliza as ovitrampas. Tais armadilhas capturam os ovos do Aedes aegypti, o que deve permitir monitorar as áreas de maior infestação no Distrito Federal. A diretora explica que, de 2024 até o dia de hoje, a equipe já deve capturar mais de 3 milhões de ovos na capital federal.

Em relação à fase das larvas, a SES-DF conta com as estações disseminadoras de larvicida (EDLs). Kenia de Oliveira explica que o mecanismo utiliza uma estratégia de autodisseminação, quando o próprio mosquito consegue espalhar o larvicida em outros locais de desova.

A estrutura da EDL consiste em um pote com água, contendo um pano interior impregnado com partículas do inseticida piriproxifeno (PPF). Ao pousar no recipiente para colocar os ovos, os mosquitos se contaminam com a substância e a disseminam ao buscar outros locais de desova. A substância impede o desenvolvimento das larvas e, segundo informações da SES-DF, não deve representar riscos para humanos ou animais de estimação.

Ainda no trabalho de campo, os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) da SES-DF devem entrar nas residências para verificar potenciais criadouros e combater focos da doença. Na fase do mosquito adulto, a Dival deve aplicar a borrifação de inseticidas nas paredes.

O procedimento ocorre em locais de grande circulação de pessoas, a exemplo de escolas, UBSs, estações de metrô e rodoviárias. O produto age quando os mosquitos pousam nessas superfícies, induzindo a morte do vetor.

Uma tecnologia considerada revolucionária é a soltura de mosquitos inoculados com a bactéria Wolbachia, os chamados wolbitos, que se deve implementar em setembro deste ano. A bactéria faz com que o Aedes aegypti perca a capacidade de ser vetor de doenças. A medida deve eliminar a transmissão dos vírus sem representar perigo para a população ou para a fauna local.

Nos wolbitos, a bactéria Wolbachia faz com que o Aedes aegypti perca a capacidade de ser vetor de doenças, eliminando a transmissão dos vírus sem representar qualquer perigo às pessoas ou à fauna. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Imunização e cooperação empresarial

As medidas de enfrentamento à dengue no Distrito Federal também devem incluir o reforço da vacinação de crianças com idade entre 10 e 14 anos. A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES-DF reforça que a imunização dessa faixa etária é uma medida essencial de saúde pública. O esforço visa reduzir o número de casos sintomáticos, diminuir a circulação do vírus em escolas e aliviar a rede pública hospitalar do DF. O esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses.

Ainda durante a manhã de 08 de novembro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) sediou um encontro da SES-DF com representantes de setores empresariais. O objetivo foi discutir medidas conjuntas de prevenção à transmissão da dengue e a necessidade de cooperação.

No Lacen-DF, houve um encontro entre servidores da SVS e representantes de setores empresariais do Distrito Federal para discutir medidas conjuntas de prevenção à transmissão da dengue. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Entre os tópicos abordados, estiveram ações a serem realizadas pela Vigilância em áreas como imóveis desocupados e canteiros de obras, de modo a eliminar criadouros. O chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias da SES-DF, Allex Moraes, elogiou a parceria entre o setor público e o privado no enfrentamento ao problema de saúde pública.

“Necessitamos da população, do poder público e também do setor econômico-produtivo para responsabilizar aqueles que insistem e não cooperar na prevenção”, concluiu Moraes. No evento, estiveram presentes representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região (Creci-DF).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...