Por Kleber Karpov
A Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou uma onda anúncios falsos e fraudulentos nas redes sociais e internet envolvendo medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, incluindo o Mounjaro (tirzepatida). O alerta emitido pela agência expõe o lado sórdido do mercado negro que se aproveita da demanda por saúde e emagrecimento, oferecendo falsas promessas de preço baixo e convênios governamentais.
A agência informou que os falsos anúncios tentam atrair pacientes oferecendo medicamentos mais baratos ou até mesmo de forma gratuita, via Governo Federal, mas exigem a realização um cadastro.
“Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da agência. O domínio gov.anvisa.org não pertence à agência”, informou a entidade.
No comunicado, a Anvisa enfatizou que pacientes só devem comprar medicamentos por meio farmácias e drogarias regularizadas, caminho legal que inibe fraude e garante qualidade produto. A agência pede que se forem encontradas publicações desse tipo, denuncie e não clique em links relacionados, evitando cair no golpe que usa o nome da própria vigilância sanitária.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










