Por Kleber Karpov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma conversa de 30 minutos por videoconferência, nesta segunda-feira (6/Out), na qual Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta por Washington a produtos brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, a chamada ocorreu por iniciativa de Trump e foi classificada como “positiva” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em nota, o governo informou que os dois líderes conversaram em “tom amistoso” e relembraram a “boa química” do encontro que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU. Na oportunidade, Lula afirmou que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
Para dar sequência às negociações, o presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dialogar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro Fernando Haddad.
Primeiros avanços
A conversa desta segunda-feira dá continuidade a um processo de negociação que já apresenta resultados. No último sábado (4/Out), o vice-presidente Geraldo Alckmin informou que, após o primeiro encontro entre os líderes na ONU, houve avanços na redução de tarifas.
Segundo Alckmin, taxas sobre produtos como madeira e móveis, que estavam em 50%, foram reduzidas para 10% e 25%. A medida, segundo ele, impacta um volume de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados. “Não há razão para manter essa tarifa, já que os Estados Unidos são superavitários na relação comercial conosco”, acrescentou o vice-presidente.
Lula e Trump concordaram em agendar um encontro presencial em breve. O presidente brasileiro sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










