Por Kleber Karpov
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou formalmente 20 pessoas, sendo 11 homens e nove mulheres, por envolvimento em um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas. O grupo foi preso em flagrante em 23 de setembro, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, enquanto manipulava os produtos, embora não haja comprovação do uso de metanol neste caso específico.
A operação, conduzida pela Polícia Civil de Santo André, investigava crimes de receptação de bebidas, mas localizou um centro de adulteração com garrafas, rótulos, tampas e outros equipamentos. Segundo o governo paulista, entre os detidos está o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado.
O promotor Felipe Ribeiro Santa Fé afirmou que havia “clara divisão de tarefas, demonstrando a estabilidade e permanência da associação criminosa; e revelando a gravidade concreta das condutas e o risco de reiteração delitiva”. Ao todo, 41 pessoas já foram presas em 2025 por crimes de adulteração de bebidas em São Paulo.
Investigação sobre metanol
A prisão do grupo ocorreu três dias antes do alerta nacional emitido pelo Ministério da Justiça sobre os primeiros casos de contaminação por metanol. Na segunda-feira (6/Out), o governo paulista confirmou 14 casos de intoxicação e duas mortes pela substância, com outros 178 casos sob investigação.
As principais linhas de apuração da Polícia Civil para as contaminações são o uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas ou sua adição para aumentar o volume de bebidas adulteradas. Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde informou ter recebido 217 notificações de intoxicação por metanol, com 200 ainda em investigação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










