Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 em Chapadinha, Brazlândia, com um investimento superior a R$ 5,5 milhões para beneficiar cerca de 5,5 mil pessoas. Executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a unidade foi projetada para fortalecer a atenção básica e ampliar o acesso da população local aos serviços públicos de saúde, com previsão de entrega ainda este ano.
Com 762,97 m² de área construída, a nova unidade oferecerá vacinação, farmácia, serviço odontológico com duas cadeiras e atendimento completo das equipes de Saúde da Família (eSF), com capacidade para até 300 pacientes por dia. Localizada no Projeto Integrado de Colonização e Reforma Agrária Alexandre Gusmão (Picag), a estrutura inclui estacionamento com vagas reservadas, acessibilidade, sistema de segurança e área verde.
Atendimento ampliado

Segundo o diretor da Atenção Primária da Região Oeste, Vanderson Moreira, a construção representa um avanço importante para a saúde em Brazlândia. “É uma obra imponente. A Secretaria de Saúde [SES-DF] tem investido para melhorar o atendimento à população do DF e, com a Chapadinha, não é diferente. Estamos com milhares de pessoas no território registrado nesta unidade, e o objetivo é oferecer o melhor serviço possível à comunidade”, afirmou.
Atualmente, os moradores são atendidos em um prédio antigo e de pequeno porte. “Com o novo prédio, estaremos ampliando nossa capacidade de atendimento e o alcance dentro da comunidade, tanto com a expansão das equipes quanto com a melhoria da estrutura física”, observou Moreira, ressaltando que os novos ambientes amplos e climatizados garantem mais conforto a usuários e profissionais.
A gerente de Planejamento da Região Oeste, Mara Machado, explicou que a unidade foi planejada para acompanhar o crescimento populacional da área. “Já temos essa expansão no nosso radar. A ampliação das equipes faz parte de um planejamento para atender não apenas a população atual, mas também os novos moradores que devem chegar à região nos próximos anos”, declarou.
Expectativa da comunidade

Moradora da região, a garçonete Gleiciane Moreira, 24 anos, comemorou a nova estrutura. “Vai melhorar bastante, porque aqui é pequeno. E lá, pelo que estou vendo, vai ser maior, vai ter mais médicos, vai ser um atendimento mais rápido”, disse.
A enfermeira da unidade, Vitória Castro, também destacou a expectativa da equipe. “Vai ser um ganho imenso para a população, já que a demanda é grande”, afirmou. Segundo ela, a nova UBS permitirá uma organização de trabalho mais eficiente. “Aqui é tudo concentrado em uma única sala. Lá, vamos ter várias salas: de medicação, de curativos, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de acolhimento para testes rápidos e até uma sala de reunião ampliada”, avaliou.

Melhorias
Além da UBS 5 na Chapadinha, o GDF executa outras obras na região, como a construção de uma nova unidade no Incra 8 e a reforma do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). As intervenções integram um pacote de investimentos de mais de R$ 524 milhões para modernizar a saúde em todo o DF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










