Por Kleber Karpov
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) mobilizará, no próximo domingo (5/Out), mais de 760 mil inscritos para a realização das provas objetivas em 228 cidades de todo o país. O evento, que preencherá 3.652 vagas no serviço público federal, conta com uma megaoperação logística envolvendo 1.294 locais de aplicação para garantir o alcance nacional e a acessibilidade do certame.
A organização, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), visa assegurar a tranquilidade e a segurança dos candidatos. A estrutura utiliza grandes centros educacionais, como o campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, que será o maior local de provas do país, com 8.428 inscritos. Outros polos de destaque incluem a Universidade Nilton Lins, em Manaus (7.716), e o campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (7.418).
Perfil dos candidatos
O CPNU 2 atraiu candidatos de 4.951 municípios, refletindo a diversidade regional do país. As regiões Sudeste (247.838 inscritos) e Nordeste (229.436) concentram a maior parte dos participantes. Os estados com maior número de inscrições são Rio de Janeiro (mais de 108 mil), Distrito Federal (mais de 102 mil), São Paulo (77 mil), Bahia (65 mil) e Minas Gerais (51 mil), demonstrando o sucesso do modelo unificado em democratizar o acesso ao serviço público.

Confira a quantidade completa de locais de prova por cidade de aplicação
Orientações aos candidatos
Todos os inscritos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas para verificar o endereço completo de seu local de prova. O MGI e a FGV recomendam que os candidatos consultem o cartão com antecedência, planejem o deslocamento para chegar cedo e evitem imprevistos.
Para realizar a prova, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto e utilizar caneta de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. A apresentação do cartão impresso é opcional, mas recomendada.
Próximas etapas
- Prova objetiva: 5/Out
- Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/Nov
- Envio de títulos: 13 a 19/Nov
- Prova discursiva: 7/Dez
- Resultado final previsto: 30/Jan/2026
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










