18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:14

TCDF aponta baixa produtividade na realização de endoscopias digestivas pela rede pública e cobra providências

Considerando a baixa produtividade da rede pública de saúde na realização dos exames de endoscopias digestivas e o prejuízo causado aos cidadãos que aguardam na fila de espera, o Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou que a Secretaria de Saúde do DF adote medidas para melhorar o desempenho dos hospitais distritais na realização desses procedimentos. O Tribunal também quer que a pasta implemente uma gestão ativa das solicitações devolvidas aos hospitais pela central que gerencia a fila de espera. O prazo para cumprimento da decisão é de 60 dias, a contar da notificação oficial, que ocorreu no dia 8 de março (Processo nº 00600-00008924/2023-81-e).

A determinação é resultado do monitoramento de uma auditoria realizada pelo Tribunal para acompanhar a oferta, o agendamento e a efetiva realização de endoscopias alta e baixa pela rede pública de saúde. Segundo a auditoria, menos de 70% dos exames agendados são de fato realizados pelos hospitais. Esses exames são a principal forma de detecção de alterações e doenças em órgãos como o esôfago, o estômago, o duodeno e o intestino.  
De acordo com o monitoramento do TCDF, em média, 30% dos pacientes que agendam endoscopias altas não comparecem ou não fazem o preparo necessário para a conclusão dos exames, indicando baixa produtividade na prestação dos serviços. O Hospital Regional de Sobradinho, por exemplo, apresentou uma oferta de 214 vagas para endoscopia alta no mês de outubro do ano passado. No entanto, apenas 99 exames foram agendados e 69 efetivamente concluídos. Assim, 145 pessoas que permanecem na fila de espera poderiam ter feito o exame. Nas endoscopias baixas, também conhecidas como colonoscopias, a produtividade na rede é ainda menor, apenas 46%.  

Para agravar a situação, alguns hospitais reservam um elevado número de vagas para uso interno.  O Relatório Final da Auditoria do TCDF nos serviços de endoscopia na rede pública de saúde do DF já havia apontado uma inoperância do Distrito Federal em organizar e contabilizar de forma centralizada a demanda de cada tipo de exame endoscópico. E essa reserva interna de vagas pelos hospitais reduz a capacidade de atendimento, ocasionando um aumento na fila de espera.

O Complexo Regulador do DF é o órgão que deveria registrar e monitorar toda a demanda e oferta por exames endoscópicos na rede pública. Mas, segundo o monitoramento do TCDF, há incompatibilidade entre os dados contabilizados pela Central de Regulação e os apresentados pelas Unidades Hospitalares. Em outubro de 2023 os hospitais monitorados indicavam o oferecimento de 1049 vagas ao Complexo Regulador, enquanto a Central de Regulação informava uma oferta de 894 vagas.  

O TCDF também identificou grande quantitativo de solicitações devolvidas pelo Complexo Regulador aos hospitais para complementação ou correção de dados. Tal procedimento é prejudicial para o paciente que pode ficar aguardando sem saber que o pedido não será agendado enquanto não houver a correção pelo hospital solicitante.

No levantamento, o Tribunal de Contas considerou os dados e informações referentes aos exames de endoscopia alta e baixa agendados ou realizados, no mês de outubro de 2023, nas seguintes unidades hospitalares: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF); Hospital Regional da Asa Norte (HRAN); Hospital Regional de Ceilândia (HRC); Hospital Regional do Gama (HRG); Hospital Regional de Sobradinho (HRS); Hospital Regional de Taguatinga (HRT); Hospital Universitário de Brasília (HUB); Hospital Regional de Santa Maria (HRSM); e Hospital da Criança de Brasília (HCB). 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...