24.5 C
Brasília
15 jun 2024 18:06


MPDFT abre inscrições para curso de técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos

Atividade é direcionada para orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e professores da rede pública de ensino

Com o objetivo de implementar política pública  autocompositiva, com práticas autocompositivas e restaurativas, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) oferece o curso “Técnicas autocompositivas de gestão de conflitos e círculos de construção de paz”. Os encontros ocorrerão de 7 de agosto a 13 de novembro, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na Sede do MPDFT.

Foram disponibilizadas 24 vagas para orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e professores lotados nas coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação. Interessados devem se inscrever até 21 de julho neste link.

Para que o interessado possa participar, é exigida a conclusão, até 21 de julho, de três cursos autoinstrucionais disponíveis na Plataforma EaD do MPDFT. São eles: Gestão de conflitos, com carga horária de 15 horas; Introdução à comunicação não- violenta, com 12 horas; e Introdução à justiça restaurativa e direitos das vítimas, de 10 horas. Caso haja mais interessados do que o número de vagas, será realizado sorteio para selecionar os participantes. O resultado será enviado aos inscritos por email em 29 de julho. Clique aqui para acessar o edital.

O curso é promovido pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), pela Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor).

Programação

Ao final dos 14 encontros, o participante será capaz de transformar conflitos na comunidade escolar ao utilizar técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos. O curso será ministrado por Anna Maria Marques de Almeida, José Manoel Pereira e Leila Duarte Lima.

Na parte de técnicas autocompositivas estão entre os temas: afago; audição de propostas implícitas; balanceamento; Batna; comunicação conciliatória; despolarização do conflito; empatia; enfoque prospectivo; escuta ativa; espelhamento; geração de opções (perguntas orientadas); identificação QIS; inversão de papeis; legitimação; mapeamento do conflito; organização de questões; teste de realidade; e validação de sentimentos.

O conteúdo programático de círculos de construção de paz inclui o fluxo interno dos círculos; a construção de valores; a definição de diretrizes; os pressupostos centrais dos círculos; o círculo de planejamento; os conceitos de check in e check-out; o fluxo externo dos círculos; e o papel do facilitador.

Serviço

Curso “Técnicas autocompositivas de gestão de conflitos e círculos de construção de paz”

  • Data: 7 de agosto a 13 de novembro, às quartas-feiras
  • Horário: 14h30 às 17h30
  • Modalidade: presencial
  • Local: sala 558 da Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2
  • Carga horária: 42 horas
  • Inscrições: até 21 de julho neste link 
  • Prazo para conclusão dos cursos autoinstrucionais (pré-requisitos): até 21 de julho
  • Clique aqui para acessar o edital

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever