15.5 C
Brasília
24 maio 2024 10:20


Em meses de baixos estoques, doação de leite materno é imprescindível para salvar a vida de bebês

Por Kleber Karpov

Com queda, historicamente, registrada por especialistas, nas doações de leite, entre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, em decorrência de viagens, e das demandas de todo final e início de ano, a Rede de Banco de Leite Humano do Distrito Federal intensifica as iniciativas para tentar garantir a manutenção dos estoques. Em um cenário em que “cada gota importa”  a Rede lembra que um único frasco de 350ml pode salvar a vida de até 10 bebês.

O leite doado pode ajudar a salvar a vida de bebês prematuros; com comorbidades; ou ainda que por algum motivo estejam internados na rede pública de saúde. Logo, mulheres em fase de amamentação do próprio filho, que queiram participar da rede de solidariedade, basta estar em boas condições de saúde e ter o interesse em doar o alimento.

Como fazer para doar?

350ml de leite doado pode salvar até 10 bebês – Foto: Depositphotos

Basta realizar um cadastro que pode ser feito por meio do telefone 160 (opção 4), no site do Amamenta Brasília ou em algum dos 14 bancos de leite do DF.

Uma vez realizado o cadastro, a mãe deve receber um kit com máscara, touca e potes esterilizados para fazer a coleta, entregue pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a ser recolhido, posteriormente, pela própria corporação do CMBDF.

O processo é simples e qualquer quantidade de leite é bem-vinda. A mulher deve identificar a data da primeira coleta no pote e, ao fim da ordenha, armazená-lo no congelador. O pote pode ser preenchido aos poucos, conforme a disponibilidade da mulher. Basta colocar o líquido das ordenhas seguintes no frasco que está no congelador com a ajuda de um um copo de vidro esterilizado. A doação deve ser entregue ao banco de leite em até 15 dias, por isso, assim que começar a encher o pote já entre em contato.

Depositphotos Parceiro Política Distrital

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever