23.5 C
Brasília
24 maio 2024 11:09


QualificaDF: 24 mil pessoas receberam novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho

QualificaDF traça paralelos entre perfil profissional de candidatos. demandas de profissionais, pelo mercado de trabalho e do setor produtivo nas Regiões Administrativas (RAs) do DF, dinâmicas que aumentam probabilidade de maior empregabilidade

Por Kleber Karpov

Um feito do Governo do Distrito Federal (GDF) foi a implementação do programa QualificaDF que oferece qualificação profissional e oportunidade de ingresso ou reinserção no mercado de trabalho. Ao todo, ao longo de 2023, o GDF qualificou 23.050 pessoas com a oferta de 40 formações direcionadas a diversas áreas de atividades.

Cursos gratuitos com carga horária de 240 horas, ministrados no Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga e Asa Sul, foram imprescindíveis para milhares de mulheres, homens atuarem nos diversos segmentos do mercado de trabalho, a exemplo das áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. Segmentos esses, com escolhas baseadas no perfil profissional dos candidatos e das demandas de profissionais, pelo mercado de trabalho e do setor produtivo, nas Regiões Administrativas (RAs) do DF.

Algumas das profissões trabalhadas são auxiliar de cozinha, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de secretariado, auxiliar de serviços de documentação, informação e pesquisa, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, cuidador de idosos, cuidador infantil, desenvolvedor de aplicativos para Android, designer gráfico básico, eletricista de sistemas fotovoltaicos, eletricista predial, estética facial e corporal, garçom e barista, jardinagem e paisagismo, manicure e pedicure, corte e costura, manutenção de equipamentos de informática, maquiagem e design de sobrancelhas, entre outras.

Oportunidade única

Atendente de farmácia, Avany Santana (E) ingressou rapidamente no mercado de trabalho após se qualificar. A jovem já pensa em voos maiores ligadas à nova profissão – Foto: Acervo pessoal

Moradora da RA Estrutural, a atendente de farmácia Avany França Santana, 26, o programa teve um gostinho de oportunidade e recomeço. A aprendiz que concluiu o curso para a função em 2023 conseguiu um emprego que pois fim a um período de dois anos sem renda fixa.

“Esse curso mudou a minha vida e o foco da minha carreira, porque sou formada em recursos humanos e procurava vagas na área”, conta ela, que é mãe de duas meninas e mora na Estrutural, onde fez a qualificação. “Agora, quero fazer a graduação em farmácia. O QualificaDF foi uma grande oportunidade para mim, e sou muito grata a isso.”

QualificaDF

Para ter acesso à oportunidade de se qualificar, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), coordenadora do QualificaDF investiu pesado. Além do curso gratuito, a Secretaria disponibilizou aos alunos, vale-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche diário e certificado. Além de uniforme e do kit educando, composto por apostila, caderno, caneta, lápis, borracha e pasta plástica com elástico. Iniciativas essas, imprescindíveis para garantir que o qualificando se preocupasse, basicamente, em adquirir novos conhecimentos.

Em 2024

Aos interessados em participar do programa, é preciso ter mais de 16 anos, ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada ou estrangeira em situação regular no país e possuir escolaridade compatível com o curso desejado. As inscrições para os próximos ciclos são divulgadas no site da Sedet-DF.

Formatura dos Alunos do Programa QUALIFICADF. * Foto: VGDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever