27.5 C
Brasília
27 abr 2024 18:35


Profissionais da radiologia são homenageados na CLDF

Especialistas da Secretaria de Saúde receberam moções de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal em comemoração ao dia mundial da categoria

Profissionais de radiologia da Secretaria de Saúde (SES-DF) foram homenageados nesta segunda-feira (13) em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A entrega de moções de louvor ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Radiologia, celebrado no último dia 8. Estiveram presentes tecnólogos, técnicos, auxiliares e médicos da pasta, tanto os que ainda estão na ativa como os que fizeram parte da história do segmento em Brasília.

Estavam presentes na solenidade prestada pela CLDF tecnólogos, técnicos, auxiliares e médicos da Secretaria de Saúde do DF, tanto os que ainda estão na ativa como os que fizeram parte da história do segmento em Brasília | Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Referência técnica distrital (RTD) de Radiologia, Gleidson Viana representou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, na cerimônia. “É uma homenagem a profissionais que lidam diariamente com o desafio que é levar o diagnóstico ao médico assistente. Tanto o médico quanto o técnico de radiologia fazem parte desse processo de construção da jornada do paciente. Percebo que cada vez mais estamos prezando pelo caminho do acolhimento ao paciente, de atenção e de ouvir”, ressaltou.

Neste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, manteve esforços voltados à melhoria dos serviços de diagnóstico de imagem na rede. A pasta distribuiu, por exemplo, 38 aparelhos de raio X digitais portáteis a hospitais públicos. Além de investir em um novo ecocardiograma e realizar manutenções periódicas que garantem o funcionamento de 11 mamógrafos, chegando a zerar, em outubro, a lista de espera por exames de mamografia.

“A trajetória dos profissionais de radiologia é marcada por inúmeras etapas desafiadoras, desde os dias intensos do processo de formação até a busca constante por atualização profissional. A recente pandemia ressaltou ainda mais a importância da radiologia, destacando-se como uma ferramenta indispensável no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.”Deputado Jorge Vianna, autor da homenagem na CLDF

Imagem na saúde

O Dia Mundial da Radiologia é comemorado em 8 de novembro. A data busca contribuir para uma melhor percepção do radiologista como parte essencial na saúde, no diagnóstico e no tratamento.

Responsável pela homenagem na CLDF, o deputado Jorge Vianna ressaltou a dedicação e o compromisso da comunidade global de radiologia, tecnólogos, pesquisadores e profissionais de saúde que trabalham no avanço à ciência. “A trajetória dos profissionais de radiologia é marcada por inúmeras etapas desafiadoras, desde os dias intensos do processo de formação até a busca constante por atualização profissional”, avalia o parlamentar. “A recente pandemia ressaltou ainda mais a importância da radiologia, destacando-se como uma ferramenta indispensável no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.”

Também constituíram a mesa da sessão solene o representante do Núcleo de Radiologia e Imagenologia da Gerência de Apoio Diagnóstico Terapêutico do Iges-DF, Cristiano Rocha Dias; o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região, Ubiratan Gonçalves; o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Tecnólogos em Radiologia (Abter), Ezequiel Pereira; a diretora do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia (Sinttar), Aparecida da Silva Sé; e a diretora presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Cassiana Crispim.

Serviço

Na SES-DF, os seguintes exames fazem parte dos serviços de radiologia e diagnóstico por imagens:
– Cintilografias (realizadas no HUB)
– Densitometria Óssea
– Radiografias convencionais
– Radiografias contrastadas
– Ultrassonografias ou ecografias
– Tomografia Computadorizada
– Ressonância Magnética
– Mamografia

Para ter acesso, a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É preciso realizar uma consulta médica e obter o pedido para o exame e a Autorização de Procedimentos Ambulatoriais. Em seguida, o pedido é lançado no sistema de regulação da SES-DF e o paciente será comunicado, via contato telefônico, acerca do agendamento do exame. É essencial, portanto, manter atualizado o cadastro no Sistema Único de Saúde.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever