15.5 C
Brasília
24 maio 2024 10:41


Agora é Lei: Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou nesta terça-feira (25), a Lei nº 7.301, de 24 de julho de 2023, de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD). O decreto estabelece no calendário oficial de eventos do DF, o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, a ser comemorado anualmente no dia 30 de julho.

A proposta de iniciativa do parlamentar, junto às entidades representativas dos profissionais como a Liga Nacional da Enfermagem Forense, tem como objetivo valorizar o importante trabalho dessa categoria.

Enfermagem Forense é uma especialização fundamental para enfermeiros que trabalham em situações de crime ou violência. Estes profissionais desempenham um papel vital na coleta e documentação de evidências, cuidados às vítimas e apoio ao sistema judicial, garantindo que os cuidados de saúde e as provas sejam tratados de forma profissional e ética em investigações e processos legais.

A escolha do dia 30 de julho como data de celebração é uma justa homenagem à profissional de enfermagem forense Pollyana Pereira Moura, que faleceu, em 30 de julho de 2020, vítima de feminicídio. Pollyana era pós graduada em Enfermagem Forense e havia atuado na linha de frente ao combate do COVID 19 na missão de em Manaus, a qual arriscou a sua vida para salvar outras vidas e acabou perdendo a sua de maneira torpe e dolorosa.

Para Jorge Vianna, é essencial o reconhecimento e valorização do enfermeiro forense. Acreditando que a celebração desta data representa um marco essencial, ele enfatiza o seu papel fundamental na conscientização contra a violência, especialmente direcionada às mulheres da área da saúde.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever