18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:14


UTI do Hospital da Criança de Brasília é reconhecida pela alta segurança para o paciente

Hospital da Criança de Brasília apresentou alta conformidade em avaliação da Anvisa

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu a classificação de alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Pacientes – Hospitais com Leitos de UTI 2022, organizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Distrito Federal, 17 hospitais apresentaram essa classificação.

“Para o paciente, isso significa que, aqui no Hospital da Criança de Brasília, na terapia intensiva, temos processos mais seguros; entramos no rol dos principais hospitais mais seguros do DF”Marina Franco, gerente de Qualidade do HCB

A avaliação é obrigatória aos hospitais cujas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estavam em funcionamento em 2021. Foram observados critérios como apresentar núcleo de segurança do paciente instituído e plano de segurança do paciente implantado. Durante a avaliação, o HCB também evidenciou a realização de campanhas como a de higienização de mãos.

“Para o paciente, isso significa que, aqui no Hospital da Criança de Brasília, na terapia intensiva, temos processos mais seguros; entramos no rol dos principais hospitais mais seguros do Distrito Federal”, explica a gerente de Qualidade do HCB, Marina Franco.

O HCB conta com 48 leitos de terapia intensiva para atendimento de crianças e adolescentes | Fotos: Divulgação/HCB

Para as famílias de crianças que precisam de cuidados intensivos, a segurança se expressa na experiência humanizada que os acompanhantes encontram no HCB. Maria Mercês Santana é mãe de Kauê Rodrigues, quatro meses de idade. Desde que o filho começou o tratamento, ela percebe o cuidado dos profissionais da UTI com o menino. “Eles tratam um bebê não como um trabalho, mas como um ser humano: com todo carinho e respeito. Eles acompanham mesmo os exames que não são feitos aqui no quarto, que precisam ser feitos em outra localidade do hospital; levam todo o equipamento, acompanham o bebê, tudo direitinho”, conta.

Maria Mercês Santana elogia o atendimento cuidadoso do HCB com o filho Kauê Rodrigues, de apenas quatro meses

O HCB conta com 48 leitos de terapia intensiva para atendimento de crianças e adolescentes. A UTI do Hospital foi inaugurada em 2018 e, desde então, o Hospital da Criança de Brasília também realizou esforços para ativação temporária de leitos extras, de modo a auxiliar a população no auge da pandemia da covid-19.

Em março de 2023, com o aumento sazonal de doenças respiratórias, em especial a bronquiolite, o HCB voltou a ativar leitos de terapia intensiva. Na ocasião, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que a abertura dos leitos se tratava de um “ganho para a população do Distrito Federal. Tivemos uma chegada antecipada do vírus sincicial respiratório, muitas vezes as crianças precisando de ventilação mecânica, e isso vai de encontro à necessidade de dar celeridade à abertura dos leitos”.

O HCB segue realizando treinamentos e campanhas que garantam a segurança das crianças em tratamento.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever