25.5 C
Brasília
29 abr 2024 12:28


Piso salarial: Em greve Enfermagem realiza nova mobilização nessa sexta (30)

Profissionais paralisam serviços até esta sexta-feira (30). Secretaria de Saúde disse que a assistência aos pacientes está mantida em todas as unidades; pacientes reclamam.

Por Kleber Karpov

Os profissionais de enfermagem do DF, no segundo dia de greve, iniciada na quarta-feira (28/Jun), anunciou nova concentração da categoria, as 9 horas de sexta-feira (30/Jun), na Praça das Bandeira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A categoria, mobilizada em todo Brasil, cobra a efetivação do pagamento do piso nacional da enfermagem em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e com encaminhamentos por parte do Governo Federal.

Aos profissioais de enfermagem sindicalizados ao Sindicato dos Auxilares e Técnicos em Enferamgem do DF (Sindate-DF), lotados na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), ou no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), a orientação é que se permaneça na greve até sexta-feira (30/Jun). A mesma orientação ocorre aos enfermeiros, por parte do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF).

Na portal do Lula

Porém, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), alerta que a mobilização não deve se restringir aos trabalhadores da SES-DF ou IGESDF, mas os profissioais de saúde da rede privada, estudantes e acadêmicos.

“A convocação são para os profissionais de saúde do DF, estudantes, professores e todos os trabalhadores do Brasil.”, disse convocar para a mobilização da categoria de 30 de junho. “Amanhã, nós vamos bater na porta do presidente”, concluiu Vianna.

Governo federal

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebe comissão da Enfermagem para tratar do piso salarial da categoria – Foto: Reprodução / Twitter

Durante a mobilização de quarta-feira (28/Jun), a ministra da Saúde, Nísia Trindate, recebeu representantes dos profissionais da enfermagem brasileira. No microblog Twitter, a gestora da Saúde ratificou o reconhecimento da atuação da categoria além de informar que o Governo Federal atua para implemetar com a maior celeridade possível, o pagamento do piso salarial.

SourceG1 DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever