17.5 C
Brasília
29 abr 2024 07:53


Câmara Legislativa homenageia eletricistas mulheres da Neoenergia em Brasília

Escola de Eletricistas amplia a oportunidade de uma nova profissão e estimula a geração de emprego e renda

A Escola de Eletricistas da Neoenergia recebeu mais um importante reconhecimento nesta terça-feira (27), durante sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizada pelo deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido). Durante a cerimônia, ele entregou moção de louvor e certificados para mais de 100 mulheres eletricistas da Neoenergia. O curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), desde que a empresa assumiu a gestão da distribuição de energia em Brasília, em março de 2021.

“Essas mulheres que estão sendo homenageadas aqui hoje representam não só a Neoenergia. Elas se tornaram exemplo para todas as mulheres da nossa sociedade”, reforçou o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian. “A nossa Escola de Eletricistas oferece a oportunidade para a transformação de vida dessas pessoas. Sempre que vemos a história dessas mulheres, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo e seguiremos firmes com esse compromisso”, finalizou o executivo.

O projeto busca estimular a geração de emprego e renda, além de ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo para a equidade de gênero em uma carreira majoritariamente masculina. A Escola oferece formação gratuita de eletricistas para homens e mulheres, além de ser pioneira ao criar turmas exclusivas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.

Uma das homenageadas do dia, a eletricista Ana Carolina destacou a força das mulheres e enalteceu o projeto da Neoenergia. “Nossa jornada de trabalho vai além das nossas oito horas diárias mas, nem por isso, deixamos de exercer as nossas atividades com excelência”, destacou a Ana Carolina. “O que nos falta são oportunidades. Em nome das minhas colegas eletricistas, agradeço a Neoenergia por nos dar a chance de mudar as nossas vidas e das nossas famílias”, completou a colaboradora.

No Distrito Federal, em aproximadamente dois anos de atuação da Neoenergia na capital do país, 348 pessoas foram capacitadas. Desse total, 239 novos profissionais foram contratados e 117 são mulheres.

“Para mim é motivo de orgulho ser o autor dessa pequena homenagem a todas essas guerreiras. Parabenizo a Neoenergia por ter todo esse cuidado e carinho com as nossas mulheres”, afirmou o deputado Rogério Morro da Cruz. “Sabemos o quanto é difícil, ver no nosso país, empresas que investem na qualificação profissional e oferecem esse tipo de oportunidade às mulheres. Que a Neoenergia sirva de exemplo para outras empresas do Distrito Federal”, finalizou o parlamentar.

Presença feminina

A Neoenergia possui aproximadamente 3 mil mulheres em seu quadro de colaboradores, em todas as áreas da empresa. Dessas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação. Só na Neoenergia em Brasília, mais de 200 mulheres foram contratadas desde que a distribuidora chegou à capital federal.

 

Outro reconhecimento

No último mês de maio, a ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres; o Secretário Nacional de Transição e Planejamento Energético, Thiago Barral, representando o ministro Alexandre Silveira, do Ministério de Minas e Energia; e Janja Lula da Silva, socióloga e esposa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforçaram a importância da Escola de Eletricistas da Neoenergia ao comparecer à cerimônia de mais uma formatura de novos eletricistas do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever