19.5 C
Brasília
25 fev 2024 09:04


CLDF realiza audiência pública para discutir atuação do sanitarista para a consolidação do SUS

Sanitaristas exercem funções extremamente importantes, avalia Dayse Amarilio

A Câmara Legislativa realiza nesta segunda feira (17), às 15h, no plenário, uma audiência pública, proposta pela deputada Dayse Amarilio (PSB), para discutir a atividade profissional dos sanitaristas.

Atualmente, há um projeto de lei em tramitação na Câmara do Deputados (Projeto de Lei nº 1821/2021), que busca regulamentar a profissão, de modo que não haja quaisquer dúvidas acerca das competências dos sanitaristas.

Para Dayse Amarilio, os profissionais sanitaristas, oriundos dos cursos de Saúde Coletiva, exercem funções extremamente importantes, tais como formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde.

A parlamentar ressalta que, “nos últimos anos, em que a saúde do Distrito Federal esteve no centro de uma série de controvérsias, a colaboração de profissionais da Saúde Coletiva se revelou essencial no contexto do planejamento das políticas públicas, bem como de sua execução e monitoramento”.

“É importante debater como esses profissionais podem colaborar em nossa cidade e com o sistema de saúde como um todo”, diz Dayse. “O debate é urgente e necessário, para que o tema possa estar na ordem do dia dos temas que irão nortear a confecção e consecução das políticas públicas no Distrito Federal. ”, completa a distrital.

Foram convidados para participar do debate a secretária de Saúde do DF, Dra. Lucilene Florêncio; a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA); o secretário de Planejamento, o Sr. Ney Ferraz; a Professora e Enfermeira, a Sra. Fátima Sousa; o Vice-presidente da AES – SEDF, o Sr. Júlio César Florêncio Isidro; a Professora de Epideomologia da Universidade de Brasília, a Sra. Maria Paula do Amaral Zaitune; o acadêmico de Saúde Coletiva, o Sr.  Olávio Pereira Gomes e o Enfermeiro Epidemiologista; o Dr. Wanderson de Oliviera.

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.1 °
88 %
1.5kmh
0 %
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
29 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever