17.6 C
Brasília
25 fev 2024 03:35


Distritais defendem pautas de interesse da saúde do DF

Por Eder Wen

O tema da saúde pública no Distrito Federal foi trazido hoje (28) à Câmara Legislativa por diferentes deputados distritais. Gabriel Magno (PT) reclamou de uma decisão judicial que afetou negativamente o contracheque de servidores da área da saúde que acumulavam gratificações por até dois títulos de especialização. “Esses servidores estão sofrendo corte de 10% no salário por uma decisão judicial. Por isso é urgente que o governo encaminhe um projeto a esta Casa para recompor o salário desses trabalhadores”, defendeu.

Dayse Amarílio (PSB) saudou a volta das campanhas de vacinação e pediu mais contratações de profissionais de saúde. “A situação é grave. Nunca tivemos cobertura vacinal tão baixa, mas agora graças a deus o Zé Gotinha voltou”, disse a deputada. A falta de profissionais na Secretaria de Saúde foi outro ponto abordado pela distrital em seu pronunciamento.

“O concurso para agente comunitário de saúde está suspenso por solicitação do Tribunal de Contas e nem sabemos se ele vai acontecer mesmo, ou não. Outro concurso público que também precisa ser feito com urgência é para técnico de enfermagem”, alertou.

Chico Vigilante (PT) criticou a longa espera por uma cirurgia no Hospital de Base, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGES). “São 32 mil pessoas aguardando na fila. A situação do IGES é uma tragédia. Como alertei várias vezes, ou a gente acaba com o IGES ou o IGES acaba com a saúde do DF. E eles estão efetivamente acabando com a saúde”, reclamou.

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

Brasília
nuvens dispersas
17.6 ° C
17.6 °
17.6 °
94 %
1.5kmh
48 %
dom
26 °
seg
25 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
24 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever