23.5 C
Brasília
20 abr 2024 01:04


Usuários e servidores reclamam de falta de medicamentos em farmácia de alto custo e unidades de saúde do DF

Secretaria confirma desabastecimento ao apontar que aguarda entrega de fornecedor e fim de processo licitatório. Até lá, usuários do SUS ou pagam do próprio bolso ou…

Por Kleber Karpov

Na quinta-feira (5/Abr), Política Distrital (PD) recebeu denúncia de um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF(SES-DF), sobre a falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo do DF.  Sob sigilo de identidade, o profissional de saúde mencionou a falta de Sabril, Volproato de Sódio e Topiramato.

“Está sempre faltando os medicamentos Sabril, Volproato de Sódio e Topiramato nas farmácias. Os remédios são caros e tenho uma parente que precisa para o filho dela que é um bebê. Todas as vezes que vai buscar na farmácia  nunca encontra e volta para casa sem os medicamentos e precisa comprar e os recursos dela são poucos. Por favor nos ajude, pois esse governo está nos matando.”, disse ao observar o alto custo do medicamento. “Sabril custa acima de R$ 200 e, que em determinadas farmácias, pode chegar aos R$ 300”, explicou.

Porém, para o servidor, o problema vai além do simples desabastecimento, para o profissional de saúde, sugere problemas relacionados a pagamento de fornecedores. “A SES não está nem aí e eu sei que tem processo de licitação para a compra desses medicamentos, com fornecedores. A SES já deve ter pago e a farmácia não está sendo abastecida.”, sugeriu.

Não para por aí

Além da Farmácia de Alto Custo, a falta de medicamentos também atinge outras unidades de Saúde do DF. Esse é o caso do Instituto de Saúde Mental (ISM), em que uma usuária do SUS-DF que utiliza medicação controlada tem que comprar Fluoxetina, pois há mais de quatro meses o ISM está sem a medicação.

A informação foi registrada por meio de um áudio gravado por uma usuária que, também sob sigilo de identidade, o repassou ao PD. Nele a servidora da SES-DF, confirma o desabastecimento “Há mais de quatro meses”.

De acordo com a literatura médica, Fluoxetina é indicado para tratamento da depressão, associada ou não com ansiedade, bulimia nervosa, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), Tensão Pré-Menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.

O que disse a SES

Questionada sobre a falta de medicamentos, na sexta-feira (6/Abr), a pasta confirmou a falta de diversos medicamentos. Alguns pendentes de entregas por parte dos fornecedores e outros ainda em processo de licitação.

“Seguem as informações solicitadas: Sabril (Vigabatrina) – compra finalizada. aguardando entrega por parte do fornecedor; Valproato de Sódio 500mg – em fase final de processo licitatório; Valproato de Sódio 250mg – em fase final de processo licitatório. também há compra emergencial em andamento; Topiramato 100mg – farmácias do componente especializado abastecidas; Topiramato 25mg – em fase final de processo licitatório. também há compra emergencial em andamento; Topiramato 50mg – compra finalizada. aguardando entrega por parte do fornecedor.”.

Em relação a Fluoxetina, a Pasta também informou que “está em andamento processo para compra do medicamento Fluoxetina para reabastecimento o mais breve possível.”.

Estranhamente

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho, a “eterna” falta de medicamentos nas farmácias de alto custos e nas unidades de saúde refletem falta de gestão.

“Praticamente todas as reportagens que falam sobre a falta de medicamentos na Saúde, se pararem para observar vão ver que o senhor secretario de saúde, está sempre prestes a receber, ou em fase final de licitação. Mas incrivelmente esse secretário de saúde que está há mais de dois anos a frente da secretaria de saúde, até hoje, não conseguiu resolver o problema de desabastecimento de medicamentos. Pelo contrário, a falta de planejamento, de logística e de gestão é tão grande que nos últimos dias tivemos falta de sedativo para pacientes em estado grave de saúde. Basta imaginar uma pessoa com câncer ou em um pós-operatório, sem medicamento para cortar a dor. Esse é o tratamento dado por esse desgoverno do senhor Rodrigo Rollemberg e do senhor Humberto Fonseca à população do Distrito Federal.”, disparou Fialho.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever