19.5 C
Brasília
17 dez 2025 05:02

SEJUS-DF: Cerca de 300 idosos já se inscreveram para programa Hotelaria Solidária

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou nesta segunda-feira (20/04) a Portaria nº 288/2020 que dispõe sobre os requisitos para seleção dos idosos para participar do Programa “Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solidária”, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). São quase 300 cadastrados até o momento e a seleção já está em andamento.

O programa oferece hospedagem em estabelecimento hoteleiro para pessoas que se encontrem em vulnerabilidade social, sob risco de contaminação, buscando a prevenção da Covid-19, pelo período de até 3 meses.

De acordo com a secretária da Sejus, Marcela Passamani, o programa vai atender até 300 idosos no total. Toda sexta-feira será feita a seleção dos participantes que serão contatados por e-mail, telefone ou via endereço.

Protocolo

A secretária anunciou que já na próxima quarta-feira (22/4) serão levados os primeiros 100 idosos para o Brasília Palace Hotel, parceiro da iniciativa. Lá será feita, junto com a Secretaria da Saúde, a montagem do protocolo de chegada, com assinatura de termo de responsabilidade. Em seguida, será feito o check-in pelo hotel. Para maior segurança, os testes aos idosos serão feitos a cada sete dias e depois do segundo check-in será levado mais um grupo ao hotel.

No hotel acontecerão oficinas ao ar livre preferencialmente e todos os funcionários terão monitoramento médico. O número de quartos que serão utilizados vai depender do perfil dos idosos, se for casal, ou individual.

“Queremos que cada pessoa se sinta em casa e seja acolhida com toda atenção nesse período em que estará no hotel para se proteger do novo coronavírus. É de suma importância a proteção da pessoa idosa nesta pandemia”, explicou a secretária Marcela Passamani, que fez vistoria pessoalmente no Brasília Palace.

Portaria – São os seguintes os requisitos dispostos na Portaria 288: ter 60 anos (completados até a data da publicação do edital) ou mais; residir no Distrito Federal; morar em domicílio onde não seja possível o isolamento domiciliar e/ou que esteja compartilhando moradia com pessoas infectadas ou suspeitas de infecção pelo coronavírus e impossibilitado de se manter em isolamento social.

Ainda são requisitos, ser de baixa renda, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto que dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ter capacidade de autocuidado e autonomia para locomoção, bem como capacidade para realizar sua própria higiene pessoal e de fazer, sem dificuldades e sem ajuda, todas as atividades de vida diária; não apresentar febre e/ou sintomas respiratórios compatíveis com da Covid- 19; quando testado para diagnóstico de contaminação pelo coronavírus, tenha resultado negativo.

Inscrição

A inscrição se dá por meio de preenchimento e envio de formulário de cadastro, disponível no link: http://suavidavalemuito.sejus.df.gov.br/inscricao-idoso/. Mais informações nos telefones: 3213 0742 / 3213 0764 / 99126 9102 (Whatsapp).

Fonte: Ascom Sejus

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...