Secti-DF lança projeto de inclusão digital Conexão para Todos

Iniciativa oferece cursos gratuitos de tecnologia para jovens e adultos em vulnerabilidade social na região de Ceilândia

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) apresentou, na noite desta quinta-feira (08/Jan), as diretrizes do projeto Conexão para Todos. O evento, realizado no Planetário de Brasília, detalhou a proposta de qualificação profissional voltada a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa deve oferecer aulas presenciais e online com foco na inserção de novos talentos no mercado de trabalho tecnológico.

O projeto é executado em parceria com o Instituto Viver Bem DF e busca ampliar as oportunidades no setor digital. Segundo o secretário em exercício da pasta, Leandro Reis, a inclusão digital deixou de ser uma projeção futura para se tornar uma necessidade imediata de cidadania. O gestor destacou que a democratização do conhecimento técnico deve atuar como ferramenta de transformação social e geração de renda.

“Quando democratizamos esse acesso digital, renascemos com sonhos e criamos novas oportunidades. Para quem quer aprender, quer se inserir no mercado de trabalho, a inclusão digital não é mais o nosso futuro, ela é o nosso presente”, afirmou Leandro Reis.

Formação técnica e prática

As atividades letivas devem começar na próxima segunda-feira (12/01). A grade curricular contempla quatro áreas fundamentais para a economia criativa atual. O curso de Informática aborda o uso básico de ferramentas digitais, enquanto a formação em Videomaker foca em gravação e edição para redes sociais. Na área de Design Gráfico, os alunos devem aprender fundamentos de comunicação visual, e o módulo de E-Sport introduz estratégias e comportamento no ambiente dos esportes eletrônicos.

Expectativas e inscrições

Davi Rodrigues, de 14 anos, já fez sua inscrição: “Minha expectativa é muito boa, pois os cursos são maravilhosos. Me inscrevi para participar de dois, e quanto mais curso eu tiver, melhor” | Foto: Divulgação/Secti-DF

O público-alvo do projeto demonstra otimismo com a oferta gratuita de capacitação. Davi Borba Rodrigues, de 14 anos, já garantiu vaga em dois cursos e destacou o valor do aprendizado para o currículo profissional. Para os estudantes, a proximidade da formação com as demandas reais das empresas de tecnologia deve facilitar a busca pelo primeiro emprego ou pelo empreendedorismo digital. “Minha expectativa é muito boa, pois os cursos são maravilhosos. Me inscrevi para participar de dois, e quanto mais curso eu tiver, melhor”, disse.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do portal oficial da Secti-DF ou pelo contato telefônico (61) 99503-1722. As vagas são limitadas e o preenchimento deve seguir a ordem de registro dos candidatos.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Celina Leão participa de corrida no Parque da Cidade e convoca eleitores para votação

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão lidera motocarreata em Brasília e convoca militância para reta final

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Lula com 46,4% ultrapassa Flávio Bolsonaro com 44,6% e mantêm empate técnico no segundo turno

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Destaques

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Pesquisa Igape: Celina Leão lidera disputa ao GDF com 60,7% dos votos válidos contra 39,3% de Leandro Grass

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...