Detran-DF registra aumento de 24% em flagrantes de celular ao volante

Levantamento aponta que mais de 95 mil condutores foram autuados em 2025; distração compromete o uso da seta e eleva risco de sinistros

Por Kleber Karpov

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou um crescimento de 24% no número de condutores flagrados utilizando o celular enquanto dirigem. Segundo levantamento da autarquia, em 2025 foram aplicadas 95.712 autuações por manuseio ou uso de aparelho telefônico ao volante, contra 77.241 registros em 2024. A prática é apontada como um dos principais fatores de distração e causa direta de sinistros nas vias da capital.

A distração causada pelo dispositivo eletrônico reflete diretamente na falta de comunicação entre os motoristas. O número de multas por deixar de sinalizar manobras com a seta subiu de 18.604, em 2024, para 41.981, em 2025 — um salto de 125%. De acordo com o Detran-DF, ao priorizar o celular, o condutor negligencia precauções obrigatórias e deixa de manter as duas mãos no volante, condição essencial para a direção segura.

Riscos da direção às cegas

A gerência da Escola Pública de Trânsito alerta que a desatenção, mesmo que por poucos segundos, pode resultar em tragédias. Em uma velocidade de 60 km/h, um veículo percorre aproximadamente 80 metros em apenas cinco segundos. Caso o motorista esteja com os olhos voltados para a tela, esse deslocamento ocorre sem que ele perceba obstáculos, pedestres ou mudanças na sinalização de preferência.

“Sabemos que uma direção segura exige atenção constante. O trânsito é muito dinâmico, e tudo pode mudar em questão de segundos. Se ele estiver usando o celular, certamente estará com a atenção comprometida e poderá se envolver em ocorrências trágicas”, esclarece o gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja.

Penalidades e rigor legal

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica o manuseio do celular como infração gravíssima no artigo 252. O condutor flagrado está sujeito a multa de R$ 293,47 e à soma de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A legislação busca coibir o comportamento que anula a capacidade de reação do motorista diante de imprevistos na via.

Já a omissão do uso da seta é considerada infração grave, com penalidade de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. O Detran-DF deve intensificar as campanhas educativas e a fiscalização eletrônica para tentar reverter a tendência de alta nas infrações de distração ao longo de 2026.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Estado de...

‘Dark Horse’: Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Polícia Civil de São Paulo deflagrou,...

Procuradoria da Fazenda Nacional passa a cobrar dívidas com o FGTS

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) assumiu,...

Piso foi uma conquista histórica, mas reajuste é necessário, afirma presidente do Cofen

Por Kleber Karpov O presidente do Conselho Federal de Enfermagem...

Coleta seletiva de lixo cresce 70% no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O volume de resíduos da coleta seletiva...

CLDF promove Dia Mundial de Doação de Leite Materno nesta segunda (1º)

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade neurológica em jovens adultos

Por Kleber Karpov Especialistas da saúde alertam, neste Dia Mundial...

Destaques

Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Estado de...

‘Dark Horse’: Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Polícia Civil de São Paulo deflagrou,...

Procuradoria da Fazenda Nacional passa a cobrar dívidas com o FGTS

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) assumiu,...

GDF Na Sua Porta leva serviços gratuitos à população de Ceilândia em ação integrada a partir de segunda (1º)

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará,...

Piso foi uma conquista histórica, mas reajuste é necessário, afirma presidente do Cofen

Por Kleber Karpov O presidente do Conselho Federal de Enfermagem...