Programa Gás do Povo inicia recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias

Fase inicial contempla dez capitais e meta prevê cobertura de 15 milhões de lares até 2026

Por Kleber Karpov

O governo federal deu início, nesta segunda-feira (24/Nov), à primeira fase do programa Gás do Povo com a oferta de recarga gratuita de botijões para cerca de 1 milhão de famílias. A iniciativa prioriza populações em situação de vulnerabilidade social de dez capitais brasileiras nesta etapa inaugural e deve alcançar a totalidade de 15 milhões de lares no país até março de 2026.

Combate à pobreza

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou das primeiras entregas realizadas em Belo Horizonte. A capital mineira conta com 52.191 famílias beneficiadas nesta fase, enquanto a estimativa para o estado de Minas Gerais alcança 1,2 milhão de atendimentos futuros.

Silveira destacou o impacto da medida na saúde pública e na economia doméstica. O objetivo é substituir o uso de lenha, álcool e querosene no preparo de alimentos, práticas que elevam o risco de acidentes e doenças respiratórias.

“É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar. É uma maneira de evitar doenças pulmonares e acidentes com queimaduras”, afirmou Alexandre Silveira.

Critérios de acesso

O programa contempla famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Os beneficiários têm direito a receber entre quatro e seis botijões de 13 kg por ano, quantidade definida conforme o número de integrantes da residência.

Quem já recebe o atual Auxílio-Gás mantém o benefício em dinheiro até o final deste ano. A migração para o novo modelo, que entrega o insumo diretamente em vez do valor financeiro, deve ocorrer em 2026 para este grupo específico.

Rede credenciada

A retirada dos botijões ocorre em revendas cadastradas mediante apresentação de documento (CPF, cartão do Bolsa Família ou do programa) e validação de código via celular. Belo Horizonte registra a maior adesão inicial, com 32% das revendas aptas a operar o sistema.

Além da capital mineira, as entregas começam em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Dados do ministério indicam que existem mais de 5 mil pontos de venda cadastrados nacionalmente.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Eleições: Confira as principais datas do calendário eleitoral brasileiro

Por Kleber Karpov O primeiro turno das eleições gerais está...

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados do Mounjaro

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Governo Federal publica regras para restringir publicidade de bets no país

Por Kleber Karpov O governo federal publicou, na noite da...

Saiba como solicitar o Cartão Prato Cheio

Por Kleber Karpov Famílias em situação de insegurança alimentar no...

CadÚnico: Saiba como se registrar e acessar programas assistenciais

Por Kleber Karpov O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)...

Agentes de Vigilância Ambiental da Saúde pedem melhorias à Celina Leão

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Operação Kratos intensifica policiamento durante o fim de semana em todo DF

Por Kleber Karpov A Operação Kratos foi lançada nesta sexta-feira...

Destaques

Eleições: Confira as principais datas do calendário eleitoral brasileiro

Por Kleber Karpov O primeiro turno das eleições gerais está...

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados do Mounjaro

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Governo Federal publica regras para restringir publicidade de bets no país

Por Kleber Karpov O governo federal publicou, na noite da...

Saiba como solicitar o Cartão Prato Cheio

Por Kleber Karpov Famílias em situação de insegurança alimentar no...

CadÚnico: Saiba como se registrar e acessar programas assistenciais

Por Kleber Karpov O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)...