18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:58

O Plantonista 22 Mar 17

Órgãos de Controle
A SES-DF em publicação de matéria sobre a aceitação do projeto do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), afirmou que os órgãos de controle aprovaram o modelo apresentado. Política Distrital, tentou confirmar a aceitação junto ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Tribunal de Contas do DF (TCDF), além de outras instituições a exemplo do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) e ainda com a Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF). Porém, nenhuma das entidades responderam aos questionamentos.

 


Horas Extras de novembro

Com a proximidade do pagamento, Política Distrital foi acionado por diversos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) sobre a realização do pagamento das Horas-Extras, em atraso desde de novembro. Política Distrital apurou com a SES-DF e a velha resposta voltou a cena: “A Secretaria de Saúde informa que ainda não há previsão para pagamento, mas trabalha para que seja feito o mais rápido possível.”.

 


Fique esperto

Após aprovação, ‘na surdina’, do Projeto de Lei (PL) 2846/2017, que institui o Instituto Hospital de Base do DF (IBHDF) nas comissões de Educação Saúde e Cultura (CESC), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), além da Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode haver manobras para se tentar votar, em primeiro turno na Câmara Legislativa, a proposta do governador Rodrigo Rollemberg, ainda hoje. Os nobres parlamentares aproveitaram os olhares voltados para a Drácon para darem parecer favorável ao PL e houve até colegas que não tomaram conhecimento da aprovação.


Podemos

Embora muitos não tenham acompanhado, o deputado distrital, Rodrigo Delmassso (PODEMOS), líder do governo, ‘está pondendo tudo’ e já deu uma dica do que pode estar por vir em relação a Saúde do DF. Ao pegar carona no PL do Instituto Hospital de Base do DF, durante a votação do parecer na CCJ, Delmasso defendeu a adoção do modelo para toda a rede pública de saúde do DF, o qual irá “desburocratizar, descentralizar e melhorar a saúde pública”. Cuidado servidores públicos!


Há controversas

Ainda em relação ao PL do Instituto HBDF, para justificar a aprovação do PL do Instituto HBDF, uma nova sigla foi agregada ao modelo. Os parlamentares apontam que o Instituto se trata de Serviços Sociais Autônomos (SSA), o mesmo conferido ao Hospital Sarah Kubitscheck.

Porém, no que tange ao Sarah, a Lei Federal 8.246/91 que a criou o Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais (Rede Sarah), estabelece tal atribuição. Porém, especialistas apontam que o mesmo pode não acontecer ao IHBDF, uma vez que se especula que o Instituto deve estabelecer uma rede de convênios com uma rede de empresas fornecedoras de serviços e produtos na área de saúde, para atuar na atividade fim.

O ponto controverso é que aos SSA se aplica ao chamado ‘Sistema S’ que constituído pelo SESI, SESC, SENAC, SEBRAE e SENAI. Por outro lado o PL 2846/2017, não faz referência ao caráter de Serviços Sociais Autônomos. O tema pode gerar boas discussões uma vez que IBAMA, INSS, IBGE, INPE, necessariamente, podem não se enquadrar na condição de SSA. Política Distrital acompanha a discussão sobre o tema.

Será que o governo está a vender  ‘gato por lebre’ ao sugerir semelhanças na gestão do HBDF em relação à Rede Sarah e a população do DF corre o risco, dado a falta de discussão, com profundidade, por deputados distritais da base do governo, entregar produto similar, ‘quase um placebo’ à população do DF?

Guerra nas eleições do SindSaúde
A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF, Marli Rodrigues, candidata à reeleição,  em nota que circula pelas redes sociais, algo que caiu por terra, há alguns anos, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). A peça sugere ainda que o Buriti tenta influenciar Elias Lopes, rival na chapa, “apoiando a chapa de oposição encabeçada por Elias Lopes.”.

Na outra ponta, Elias Lopes aponta uma certa confusão por parte da Sindicalista contra-ataca: “A presidente do SINDSAÚDE estar  perdida ou eufórica, enquanto a CL aprova em 04  comissões a implementação do IHBDF com o aval de seu coordenador de campanha Helvécio Ferreira, ela faz hoje um café da manhã no HBDF pra comemorar o Instituto que estar chegando. MarliBabá, chame a categoria e faça esse café na Câmara Legislativa, em forma de protesto a isto que estão fazendo com o nosso patrimônio que é o HBDF.(SIC)”.


Panorama Político

Demorou, mas… Começa amanhã, 23 de Março, às 18 horas,  finalmente, o programa semanal Panorama Político, na Rádio Federal. Apresentado pela jornalista e blogueiro, Kleber Karpov e a jornalista Ana Comarú, o blog recebe convidados que vivem e sentem na pele os efeitos da política do DF.

E na estreia do programa, nada mais justo que abordar o papel da mulher na sociedade, com duas conhecedoras inquestionáveis das dificuldades e conquistas da mulher na sociedade, a deputada distrital Celina Leão (PPS), e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-DF, Cristina Alves Tubino. Não perda! Toda quinta-feira às 18h, Panorama Político, na Rádio Federal!


Leoa Chateada
A deputada Celina Leão (PPS) está chateada com a postura dos colegas que colocaram, ‘na surdina’, o Projeto de Lei (PL) 2846/2017, do Instituto HBDF para apreciação nas Comissões da CLDF, enquanto boa parte da Casa estava com os olhares voltados para o julgamento da Drácon.

A parlamentar havia declarado voto contrário e pretendia fazer constar em todas as comissões que faz parte. Mas, o rugido da Leoa, ficará voltado apenas para o Plenário. “Vou votar contrário a instituição dessa sandice que certamente vai prejudicar a população do DF.”


Alerta Vermelho!

Parlamentar que não quer ser identificado, sugeriu que as entidades sindicais tomem cuidado. Motivo: “A base do governo pode tentar passar colocar, ainda hoje, o PL do Instituto HBDF, em votação no plenário.”.


Charge: Reprodução da Internet

Nota Permanente de Repúdio

Um estado democrático, a liberdade de pensamento e a segurança jurídica tão esperados pela sociedade, encontram sustentação na autonomia e independência dos Profissionais de Informação que, com fidelidade, relatam os fatos de interesse público. Agora imaginem um universo onde a verdade não pode ser dita, os fatos não podem ser relatados, as irregularidades não podem ser denunciadas e arbitrariedades devem ser omitidas. Imaginaram?


Novas atualizações de pérolas do dia, aqui, a qualquer hora!

Distribuído gratuitamente nos melhores grupos de notícia da cidade do Facebook, Whatsapp, Google +, Twitter, Telegram… 

Atualização 22/3/17 às 15h46

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...