Por Kleber Karpov
A candidata a deputada federal Josy Jacob, diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) e membro do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), apresentou uma proposta para modernizar a carreira dos profissionais de enfermagem do Hospital Universitário de Brasília (HuB). A iniciativa, que pretende abranger todos os hospitais universitários do Brasil, sugere medidas como a mudança na nomenclatura dos cargos e a inclusão de gratificação por titulação para valorizar a categoria.
O foco da proposta é a reestruturação da carreira como um mecanismo de reconhecimento e melhoria das condições de trabalho para os profissionais de enfermagem. A alteração na nomenclatura dos cargos é um dos pontos centrais, buscando adequar as designações às funções e qualificações atuais dos servidores.
Outro pilar da iniciativa é a inclusão de adicionais por titulação, o que pode incentivar a formação continuada. A proposta se espelha em uma conquista anterior obtida para os técnicos em enfermagem da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que serve de modelo para a nova pauta.
“Modernizar a carreira é uma forma de reconhecer todo o trabalho realizado por esses profissionais. Assim como avançamos com a carreira dos técnicos em enfermagem da SES-DF, precisamos garantir valorização, melhores condições e reconhecimento também para quem faz o HUB acontecer.”, disse Josy Jacob.
Proposta com alcance nacional
Embora a discussão tenha sido direcionada inicialmente aos profissionais do HuB no Distrito Federal, Josy Jacob afirmou que o objetivo é estender a medida a todos os hospitais universitários do país. Em sua fala, a candidata se comprometeu a levar o tema para debate no Congresso Nacional.
Jacob reforçou seu vínculo com a categoria, destacando que sua atuação não é restrita ao período eleitoral e que busca garantir representatividade efetiva para os profissionais da saúde em Brasília. “Podem sempre contar comigo. Eu não apareço de quatro em quatro anos, eu estou sempre presente. E nós vamos trabalhar para que vocês, dos hospitais universitários, tenham voz e vez dentro do Congresso Nacional.”, afirmou a candidata.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;












