Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) implementou uma ferramenta para reforçar a segurança das visitas domiciliares de seus profissionais. O Crachá Virtual com QR Code garante aos cidadãos a autenticidade dos agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS).
A inovação, desenvolvida pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde (Setis) da SES-DF, foi testada por usuários como a analista de sistemas Ludiane Ozanam. Ela validou a rapidez do sistema, que permitiu confirmar os dados do agente em poucos segundos.
“É uma medida muito interessante e segura para nós, porque confirma que o agente realmente atua na Secretaria de Saúde e está ali para ajudar”. O administrador José Mendonça também aprovou a novidade, afirmando que a ferramenta “passa confiança e mostra que o sistema realmente funciona”.
Como funciona a verificação
Para verificar a identidade do profissional, o cidadão deve apontar a câmera do celular para o QR Code do crachá, usando o ícone “Ler QR Code” no site Saúde Confirma. A plataforma oficial da SES-DF exibe a foto, nome, cargo e unidade de lotação do agente, assegurando que as informações são autênticas e coíbem tentativas de fraude.
O subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins, ressaltou que a iniciativa é um “recurso importante para o trabalho diário desses profissionais”. Para ele, o crachá virtual “garante mais segurança e transparência”. O secretário-executivo da Setis, Deilton Silva, destacou que a medida também valoriza os profissionais e “aumenta a sensação de segurança para as famílias atendidas”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










