Covid-19: MPDFT quer informações sobre suspensão de agendamento para vacinação

MPDFT verificou longa fila de espera no drive-thru do Parque da Cidade, em fiscalização realizada nesta quinta-feira, 18 de março. SES terá que responder motivo da suspensão de agendamento em até três dias úteis

Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), no prazo de três dias úteis, informações sobre a suspensão do agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19. A SES deverá esclarecer ao MPDFT o que motivou a suspensão do agendamento, se o instrumento será retomado e qual é a previsão de retorno.

O Ministério Público também quer saber se a Secretaria tomou medidas para evitar as inconsistências que dificultaram o uso do sistema de agendamento on-line, quando foi disponibilizado pela primeira vez, em fevereiro. “Nas últimas semanas, com o sistema híbrido para o atendimento da população, os idosos estavam sendo bem atendidos e poucas filas verificadas. Em breve, o número de pessoas a serem vacinadas vai subir e a organização precisa melhorar a cada dia e não retroceder”, avalia o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo.
Fiscalização e atendimento

Nesta quinta-feira, 18 de março, a força-tarefa acompanhou o processo de vacinação em dois postos no DF: Unidade Básica de Saúde (UBS) da 612 sul e drive-thru do Parque da Cidade. Com a chegada de 59,8 mil doses da vacina Coronavac, pessoas com 72 e 73 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 no DF. Até o início da tarde de hoje, na Unidade da 612 sul, mais de 600 pessoas já tinham sido vacinadas.

No drive-thru do Parque da Cidade, o procurador Eduardo Sabo verificou excesso de filas no início do período de vacinação, que depois foi normalizado. Segundo o coordenador da FT, a falta de agendamento está causando prejuízos ao fluxo de vacinação. “Mas a boa vontade dos servidores da área de saúde e a existência de três faixas de acesso acabaram ajudando a solucionar os problemas observados no local”, relata.

Desde o início da vacinação, o MPDFT está acompanhado os postos de saúde, as UBS e os drives-thrus. Segundo a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal já recebeu 354.360 doses das vacinas CoronaVac e Covishield. Da inglesa Oxford, o DF recebeu 67 mil doses. O horário de funcionamento das salas de vacinação é de 8h às 17h, e os drive-thrus, abrem às 9h.

FonteMPDFT

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...