19.5 C
Brasília
17 dez 2025 06:38

Comédia, jazz e exposições na programação cultural deste final de semana em Brasília

Aniversário de Brasília é tema de diversas atividades especiais nos equipamentos públicos do Distrito Federal

Por Thaís Miranda

A programação cultural e turística para o fim de semana está para lá de especial. Em comemoração aos 64 anos da capital, o Distrito Federal está com uma série de atividades distribuídas pelas regiões administrativas durante este final de semana. O destaque vai para stand up comedy, Buraco do Jazz, exposições artísticas e fotográficas, além de peças teatrais.

No Sesc Gama, o Projeto Memórias de Baldwin vai apresentar o espetáculo Afluentes nesta quinta e sexta-feira | Foto: Divulgação/Memorias de Baldwin

No Espaço Cultural Renato Russo, o espetáculo E aí, loucura? será apresentado no sábado (20), às 20h, no Teatro de Bolso. A apresentação se desenvolve por meio de entrevistas com figuras de Brasília sendo conduzidas pelo apresentador com improvisos e bom-humor, estilo batizado de PodShow-Comedy. Os ingressos custam R$ 20.

Já no domingo (21), o Espaço Cultural Renato Russo promoverá o Verso Cineclube. A iniciativa exibe filmes e promove os debates em grupo. A entrada é gratuita e a classificação livre. Entre sábado (20) e domingo (21), a entrada no Sesi Lab será gratuita. O espaço funciona das 10h às 19h e, mesmo com a gratuidade, os ingressos precisam ser retirados na plataforma da Sympla ou na bilheteria ao lado da entrada principal do museu.

Para quem gosta de uma noite mais agitada, haverá mais uma edição do Buraco do Jazz. Será  quinta (18) e sexta (19), a partir das 17h, em uma edição especial do aniversário de Brasília, no gramado em frente ao Panteão da Pátria. Para entreter os brasilienses, dez bandas estão confirmadas no line-up do festival, dentre elas Brazilian Blues Band, Quinta Essência, Javier Ruax, Sabor de Cuba e Orquestra Tango Brasília.

Jogos, brincadeiras e práticas artísticas temáticas estão na relação especial para os visitantes do Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) neste sábado (20) e domingo (21) | Foto: Divulgação/MAB Educativo

A programação especial também se estende ao Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB), que vai oferecer jogos, brincadeiras e práticas artísticas temáticas aos visitantes neste sábado (20) e domingo (21). As atividades do espaço serão gratuitas e para todas as idades.

Para este fim de semana também há opções de peças teatrais. O Projeto Memórias de Baldwin apresenta o espetáculo Afluentes, nos dias 18 e 19 de abril, no Sesc Gama. A representação traz à cena cinco personagens pretas em suas mais profundas questões e promove reflexões sobre vivências negras e suas complexidades. O grupo aborda questões relacionadas à afetividade, identidade e autoestima, buscando fugir de estereótipos superficiais. As apresentações do dia 18 de abril serão às 16h e às 20h; e as do dia 19 de abril, às 16h e às 19h30.

No Gama, o Quarteto Dolce apresentará o concerto do 4ª Estação da Música. O espetáculo ocorrerá nesta quinta (18) e sexta-feira (19), às 20h. O quarteto foi um dos selecionados para o festival e a apresentação acontecerá nos palcos da Cia Lábios da Lua, localizada na Quadra 4, Lote 16, Lojas C e D, no Setor Sul.

Entre os artistas selecionados, Ramon Paraguai se apresentará na categoria Solo, seguido pelo Duo Sanches Madalena, Trio Satélite e Quarteto Dolce. Durante o festival, o público também poderá apreciar apresentações de artistas consagrados do cenário de música clássica brasiliense.

Além de todas as opções de lazer trazidas nesta reportagem, o Distrito Federal promove uma programação extensa em comemoração ao aniversário da cidade. Clique aqui e confira todas as atividades para a festa de 64 anos de Brasília.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...