Por Kleber Karpov
O ex-presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro prestou um depoimento de aproximadamente quatro horas à Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (28/Ago), por meio de videoconferência. Detido no presídio da Papudinha, no Distrito Federal, o ex-banqueiro foi interrogado no inquérito que apura a suposta conduta de dois ex-servidores do Banco Central, suspeitos de receberem suborno para agir em benefício do Banco Master durante a supervisão da instituição.
Por meio de nota oficial, a defesa de Vorcaro comunicou que a oitiva foi a primeira chance para o ex-banqueiro se manifestar sobre as investigações do caso Master. Segundo os advogados o cliente buscou responder às “insinuações” levantadas contra o ex-banqueiro no decorrer do processo.
Segundo os representantes legais, Vorcaro respondeu a todos os questionamentos dos investigadores de maneira “clara e consistente”. Ainda segundo a defesa, a oitiva serviu para negar as acusações de corrupção. “Restou demonstrado, em especial, que não houve qualquer ato de corrupção envolvendo os servidores mencionados na investigação em curso”, afirmaram os advogados.
Tentativas de delação premiada
A equipe jurídica do ex-banqueiro também indicou que Vorcaro mantém o interesse em negociar um acordo de delação premiada com as autoridades. Essa possibilidade, no entanto, foi negada pela Polícia Federal em duas ocasiões anteriores.
Os investigadores justificaram as recusas anteriores com base na ausência de informações inéditas, apresentadas por parte de Vorcaro, em relação ao material coletado nas apurações. Se soma a isso a falta de reconhecimento, do ex-banqueiro, na prática de crimes sob investigação.
Situação essa, de acordo com a defesa de Vorcaro, o deixou mais propenso a colaborar com a Justiça com mais informações. “Daniel externou, ainda, sua plena disposição de prestar esclarecimentos mais amplos e aprofundados sobre os fatos, desde que lhe seja efetivamente assegurada a possibilidade de colaborar”, declararam os advogados.
Operação Compliance Zero
Daniel Vorcaro é um dos alvos da Operação Compliance Zero, conduzida pela PF para investigar fraudes financeiras no Banco Master. A apuração também abrange a tentativa de aquisição da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), uma entidade pública vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF).
As investigações revelaram um esquema de fraudes bilionárias no banco, que teria provocado um prejuízo de até R$ 47 bilhões ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O fundo é responsável pelo ressarcimento a investidores em caso de quebra de instituições financeiras.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;











