23.5 C
Brasília
24 jan 2025 23:33

Campus Party Brasília tem a sua maior edição e desponta como a principal do país

Capital do DF registrou evento com recorde de público e engajamento e caminha para assumir o posto de edição nacional do evento em 2025

A maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo, a Campus Party, encerrou com sucesso a 6ª edição em Brasília. Rumando para se tornar a principal edição nacional, a CPBSB6, realizada em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), recebeu mais de 145 mil apaixonados por tecnologia, entre os dias 27 e 31 de março. Foram mais de 500 palestras e workshops dedicados a cultura maker, games, educação e empreendedorismo. Ao todo, foram mais de 400 horas de atividades distribuídas entre a Área Open e a Arena Campus.

A Área Open, espaço gratuito da CPBSB6, ofereceu conteúdos ricos e focados em tecnologia, com destaque para a segunda edição do Printer Chef, uma competição gastronômica na qual os participantes criaram alimentos por meio de uma impressora 3D. Além disso, o público teve a oportunidade de se envolver em atividades de entretenimento, como a Arena de Drones Petrobras; a Campus Play, voltada para o universo dos games, simuladores; e a Campus Kids By Include, espaço voltado para o público infantil desenvolver projetos que utilizavam inteligência artificial, canetas 3D e óculos de realidade virtual.

Segundo Tonico Novaes, CEO da Campus Party, o evento em Brasília está em constante crescimento, caminhando para se tornar a principal edição no país. “Nesta edição, procuramos mostrar como a tecnologia está inserida em todos os campos de conhecimento, como astronomia, tema central do evento esse ano, comunicação, mobilidade, prestação de serviços em geral e gastronomia. Isso resultou em conteúdos riquíssimos que atraíram o público em massa durante os cinco dias de evento. Essa sinergia entre a Campus Party e os brasilienses, aliada às caravanas e comunidades, consolida a edição realizada na capital do Brasil como uma das principais do país e uma das maiores do mundo”, exalta Novaes.

O evento recebeu mais de 145 mil pessoas interessadas em tecnologia entre os dias 27 e 31 de março

Para Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, o saldo da 6ª edição da Campus Party Brasília é bastante positivo. “Ao longo destes últimos dias, os milhares de participantes puderam acompanhar mais de 500 palestras sobre as principais tendências de áreas como tecnologia, inteligência artificial, empreendedorismo, ciência e inovação. Dentre elas, a criação de novas carreiras e os impactos da adoção destas tecnologias no mercado de trabalho. Mais do que um evento, a Campus promove a construção de novas comunidades e o engajamento destes atores do nosso ecossistema. E um dos exemplos disto, foi o desenvolvimento de um aplicativo gamificado sobre astronomia feito por equipes montadas durante o evento”, afirma.

Na Arena Campus, mais de 15 mil campuseiros puderam desfrutar de uma internet com capacidade de 20 GB para suas atividades, e acompanharam nos palcos What’s Next, Serpro e Petrobras, além de diversos espaços de workshops produzidos pela organização e comunidades, conteúdos voltados para temas atuais da sociedade, como inteligência artificial, prevenção de fake news, ciência, empreendedorismo, carreiras e games. Entre os principais palestrantes, destaca-se a participação de Ronaldo Lemos, advogado, professor e pesquisador brasileiro especializado em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. Lemos foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet.

Na área de games, a CPBSB6 recebeu Wenes Soares, fundador do Crie Seus Jogos; Phelipe Moreira, coach de Free Fire; Gustavo Nenesk, criador de conteúdo premiado internacionalmente e estudioso da Web3. Na área de ciência e educação, a Campus Party Brasília recebeu Duília de Mello, renomada astrofísica extragaláctica, que trouxe sua experiência em pesquisa espacial.

Cirurgia bucomaxilofacial no HRSM devolve esperança e sorriso à paciente com tumor raro

Por Pollyana Cabral Maria Helena Evangelista dos Santos, de 57...

Mais especialistas: DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

Por Larissa Lustoza O Distrito Federal terá um investimento de...

Stablecoins e o potencial para remessas no Brasil

O crescimento no uso de stablecoins tem transformado o...

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal infantil

O Brasil, nos últimos dois anos, registrou um aumento expressivo...

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Por Elaine Patrícia Cruz As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar –...

Brasília recebe evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana

Por Thaís Umbelino O fim de semana começa antecipado animado na...

Destaques

Cirurgia bucomaxilofacial no HRSM devolve esperança e sorriso à paciente com tumor raro

Por Pollyana Cabral Maria Helena Evangelista dos Santos, de 57...

“Não podemos mudar o Brasil sem educação”, defende Izalci Lucas em podcast sobre políticas educacionais

Por Tobias Saldanha O senador Izalci Lucas (PL-DF), membro da...

Mais especialistas: DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

Por Larissa Lustoza O Distrito Federal terá um investimento de...

Cooperação: TCDF lança projeto de aproximação com gestores do GDF para reduzir riscos de danos ao erário

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou,...

Stablecoins e o potencial para remessas no Brasil

O crescimento no uso de stablecoins tem transformado o...