Campus Party Brasília dá a largada com foco em inovação e inteligência artificial

Evento mobiliza jovens, pesquisadores e empreendedores em torno de tecnologia, inovação e soluções para o DF

A Campus Party Brasília 2025 começou oficialmente nesta quarta-feira (18), com uma cerimônia de abertura no palco principal, instalado pela primeira vez no gramado do Estádio Mané Garrincha. A iniciativa reforça o compromisso da FAPDF com o fortalecimento do ecossistema de inovação, estimulando adolescentes e jovens a se interessarem pelas novas  tecnologias e pela pesquisa científica.

Considerado um dos maiores encontros de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, o evento conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), reunindo participantes do Brasil e de outros países em uma experiência imersiva voltada para o futuro.

Na abertura, o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, declarou: “Ser empreendedor é um sonho, mas por que não também ser pesquisador? A FAPDF financia grande parte da pesquisa do DF, e queremos que vocês mergulhem conosco nesses desafios para contar novas histórias”.

O encontro também marca o lançamento oficial de desafios voltados à criação de soluções tecnológicas para problemas sociais, em parceria com órgãos do governo, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Os participantes terão a oportunidade de propor soluções reais e integradas por meio de hackathons, workshops e outras atividades práticas.

Inovação em rede

Diretor-geral da Campus Party, Tonico Novaes celebrou a diversidade de participantes, vindos da Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos e de várias regiões do Brasil. “Estamos muito felizes, muito empolgados com tudo o que vai acontecer por aqui”, afirmou, convidando o público a aproveitar os workshops e experiências imersivas distribuídas pelos palcos temáticos e áreas interativas.

Leonardo Reisman reforçou a importância do engajamento dos participantes: “Espero contar muitas histórias com vocês, campuseiros, que vão participar desse processo. A Campus Party Brasil não sai mais de Brasília”.

Veja, abaixo, a programação.

⇒ Palco principal
Área Open (exposições e experiências)
Desta quinta (19) a sábado, das 10h30 às 20h. Domingo (22), das 10h30 às 16h

⇒ Agendas institucionais e visitas guiadas
Desta quinta (19) a sábado, das 10h às 20h, mediante agendamento

⇒ Palestrantes
Gabriele Mazzini (arquiteto do AI Act da UE, MIT)
Camila Farani (investidora e presidente da G2 Capital)
Marcelo Tas (comunicador e educador)
Gustavo Guanabara (criador do canal Curso em Vídeo)

⇒ Competições e experiências
Robocore Experience – RCX (combate de robôs)
Arena de drones, eSports, metaverso e impressão 3D
Campus Kids (oficinas para jovens e crianças)
Hackathons, desafios de inovação, oficinas tecnológicas.
Ingressos neste link
Entrada gratuita para a área Open.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...