Por Kleber Karpov
A Arábia Saudita celebrou em 23 de setembro o Dia Nacional, data que marca a unificação e a fundação do reino por Abdulaziz bin Abdulrahman Al Saud. O aniversário de 93 anos da nação, formalmente estabelecida em 23 de setembro de 1932 por um decreto real, comemora a consolidação de um país moderno, ancorado nos princípios do Islã e nas tradições árabes.
A história da Arábia Saudita como estado moderno começou em 15/Jan de 1902, quando o jovem Abdulaziz recuperou a capital de seus ancestrais, Riade. A partir daí, ele iniciou uma jornada de unificação que tirou a Península Arábica de um estado de caos. Nascido em 1876, Abdulaziz foi educado na teologia islâmica, e sua juventude foi marcada pela paixão por cavalos, coragem e liderança militar, habilidades que aprimorou durante o exílio no Kuwait.
A descoberta de petróleo em 1937, na região leste, impulsionou a riqueza e o desenvolvimento do país, transformando-o em uma potência energética global. Além de sua relevância econômica, a Arábia Saudita detém uma liderança espiritual por abrigar as cidades sagradas de Meca e Medina. Sob a atual liderança do rei Salman bin Abdul Aziz e do príncipe herdeiro Muhammad bin Salman, o país avança em sua agenda de modernização com a Visão 2030, um plano para diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo.
As celebrações em Brasília contaram com a presença de convidados do governo, sociedade civil e jornalistas. Em seu discurso, o Embaixador Faisal Ghulam destacou as “excelentes relações” entre Brasil e Arábia Saudita, abordando a expansão da cooperação em áreas como a economia e a cultura, além de parcerias em fóruns internacionais, como o G20. Conforme as palavras do próprio Embaixador, “nossa cooperação com o Brasil sempre expandiu positivamente as fronteiras bilaterais”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










