20.6 C
Brasília
18 jul 2025 13:20

Agora é lei: GDF deve realizar concurso anual de remoção para servidores da Carreira Assistência à Educação

Por Marco Túlio Alencar

Profissionais que atuam na rede pública de ensino e ocupam cargos de analista, gestor, monitor e técnico dentro da Carreira Assistência à Educação passaram a ter direito à remoção – deslocamento para uma localidade diferente da atual – mediante concurso. A disposição consta da Lei nº 7.692/2025, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), publicada no Diário da Câmara Legislativa no dia 12 de junho.

“Os profissionais dessa carreira são essenciais para o funcionamento do sistema educacional público no Distrito Federal, visto que prestam suporte, executam e coordenam atividades técnicas, administrativas e de logística no âmbito da Secretaria de Educação”, comemorou o parlamentar.

A proposição que deu origem à norma legal foi apresentada por Cardoso em 2023, baseada na Lei Complementar nº 840/2011, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Civis do Distrito Federal, que contém previsão quanto à possibilidade de remoção de servidores.

Além disso, a medida já foi adotada pelo GDF no caso dos professores, que têm concursos anuais de remanejamento que podem ser internos (entre unidades escolares vinculadas a uma Coordenação Regional de Ensino) ou externos (entre Coordenações Regionais de Ensino ou para Unidade Administrativa de nível central).

Deputado João Cardoso ( Foto: Carlos Gandra/CLDF)

“Buscamos estender à Carreira Assistência à Educação direito similar ao já previsto para servidores da carreira Magistério Público”, completa João Cardoso. Apesar da justificativa, o projeto de lei, após a aprovação dos deputados distritais, foi vetado pelo governador. Ao retornar para a apreciação do plenário da Câmara Legislativa, o veto foi rejeitado e a Lei, promulgada pelo presidente da Casa.

O projeto alterou a Lei nº 5.106/2013 – sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal – para incluir, no capítulo que trata de ingresso, habilitação e lotação, a possibilidade de remanejamento, estabelecendo prazo de 60 dias para a pasta da Educação efetivar a remoção.

No Japão, Caiado apresenta avanços de Goiás em palestra a empresários

Dando sequência às agendas da comitiva goiana no Japão,...

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

Por Andreia Verdélio  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Nova variante do vírus da covid-19 circula na cidade do Rio de Janeiro

Por Douglas Corrêa O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), órgão da...

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caem na maior parte do país

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (17),...

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é “chantagem inaceitável”

Por Wellton Máximo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 27 para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 2.090 novas...

Destaques

No Japão, Caiado apresenta avanços de Goiás em palestra a empresários

Dando sequência às agendas da comitiva goiana no Japão,...

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

Por Andreia Verdélio  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Nova variante do vírus da covid-19 circula na cidade do Rio de Janeiro

Por Douglas Corrêa O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), órgão da...

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caem na maior parte do país

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (17),...

Presidente Lula sanciona lei que amplia direito à cirurgia reparadora da mama pelo SUS

O compromisso do Governo Federal com a saúde e...