22.5 C
Brasília
03 fev 2026 17:29

Secretaria de Saúde do GDF recebe novos servidores com deficiência

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade esclarece direitos e adequações para o exercício dos cargos

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Niacess) promove nesta quinta-feira, 21, às 14h30 um encontro para orientar os 32 novos servidores com deficiência nomeados na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dos 205 nomeados em 22 de abril deste ano, 20% são pessoas com deficiência.O objetivo é informar aos servidores sobre adaptações e adequações funcionais para o exercício da função e esclarecer dúvidas sobre o estágio probatório.
Registros de janeiro de 2015 do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), apontam 109 mil servidores públicos ativos no Poder Executivo do Governo do Distrito Federal (GDF), não computados os empregados públicos das empresas estatais distritais: BRB, CAESB, CEB e TERRACAP.

Desse total, 20% deveriam ser ocupados por pessoas com deficiência, no entanto, o dado não é real. Existe um longo processo da entrada à permanecia no serviço público. A deficiência é situacional, dependendo das adaptações e acessibilidade dos postos de trabalho.

Atualmente, a Secretaria de Saúde é o único órgão do GDF com um núcleo exclusivo para tratar da inclusão de servidores com deficiência e muitos deles atuam em áreas diversas, desde médicos até auxiliares. Consequentemente, denota uma necessidade de processos integrais de inserção, adaptação e acompanhamento funcional para uma total inclusão.

Durante o evento, haverá palestra com a psicóloga, especialista em inclusão e doutora Andrea Chaves, que é deficiente visual parcial e idealizadora do Niacess. E também com o médico do trabalho especialista em inclusão e acessibilidade, doutor Galletti Martinez.

Sobre o NIACESS

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Niacess) tem apenas quatro anos e já prestou mais de dois mil atendimentos, atuando na inclusão efetiva de servidores da secretaria de saúde. O Niacess é fruto da luta por adaptação da idealizadora, doutora Andreá Chaves, em função da baixa visão e necessidade de inovação para desenvolvimento produtivo do seu trabalho.

Mais informações:

Encontro de Orientação para novos Servidores com Deficiência da SES
Data: 21 de maio, quinta-feira
Horário: 14h30
Local: Auditório da Diretoria de Saúde Ocupacional, SEPS 912 Sul

Contato
Dr. Andrea Chaves
(61) 9105-2731
[email protected]

 

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...