17.5 C
Brasília
28 abr 2024 10:11


Pela primeira vez, Conselho de Saúde do DF será presidido por usuária

Lourdes Cabral Piantino é presidente da Associação Mães em Movimento

Por Rudolfo Lago

Lúcio Piantino é um artista plástico de sucesso. Suas obras já são conhecidas e valorizadas não apenas no Brasil mas também no exterior. Segundo especialistas, as obras de Lúcio Piantino lembram os traços do pintor norte-americano Jackson Pollock e do espanhol Pablo Picasso. Lúcio, porém, tem uma característica que o difere dos dois artistas que lhe servem de referência: ele tem Síndrome de Down. Lúcio Piantino é a razão principal do trabalho de Lourdes Cabral Piantino na saúde pública. Ela foi eleita na manhã desta terça-feira (24) a nova presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

Lourdes era professora de História quando Lúcio nasceu. Com o nascimento de Lúcio, Lourdinha, como é conhecida, passou a dedicar sua vida às artes plásticas e à inclusão de Lúcio na vida social, trabalhando para quebrar preconceitos e garantir ao filho todos os seus direitos, garantindo a sua inclusão e a implantação de políticas públicas para pessoas como ele. Lourdes fundou a Associação Mães em Movimento (Amem) com esses objetivos. Foi a partir da Amem que ela chegou ao Conselho de Saúde, instituição de controle social na área da saúde pública, que agora ela passa a presidir.

Com a eleição de Lourdinha, será a primeira vez que o Conselho de Saúde será presidido por um usuário da saúde pública. Até então, todos os presidentes eram membros da gestão da secretaria. “Esse é um momento histórico”, comentou Lourdinha, após a sua eleição. “Um momento que deverá nos trazer grandes mudanças. O maior beneficiário de melhorias no sistema de saúde é sempre o usuário, é aquele que depende e o que usa o sistema de saúde. Acredito que um usuário terá melhores condições de trabalhar em harmonia com os segmentos da gestão e dos trabalhadores, ajudando a conciliar os interesses em nome da saúde pública. Elogiando o que for elogiável e criticando o que tiver de ser criticado.”

Lourdes Cabral Piantino, nova presidente do Conselho de Saúde

Há duas semanas, o então presidente do Conselho de Saúde, Helvécio Ferreira, deixou o cargo de assessor especial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Era a partir desse cargo que Helvécio tinha assento no Conselho de Saúde como representante da gestão. Fora do cargo, ele deixou também o conselho e, consequentemente, deixou também a presidência, gerando a necessidade de eleição de outra pessoa para o comando do órgão de controle social.

Logo no começo da reunião na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, comunicou que a secretaria apoiaria a eleição de um nome vindo da representação dos usuários. Na representação do conselho, os usuários têm 50% das cadeiras, enquanto gestão e trabalhadores têm 25%. A partir do posicionamento dos integrantes da gestão, começaram a ser articuladas as candidaturas até a eleição de Lourdinha.

Também houve mudanças no restante da representação da Mesa Diretora do Conselho. Compõem a Mesa com Lourdinha Danielle Soares Cavalcanti (represente da gestão), Thiago Neiva (representante dos trabalhadores) e Danylo Vilaça (representante dos usuários). A nova secretária executiva do Conselho é Tatiana Ferreira Carneiro.

Fonte: Agência Saúde DF

[poll id=”6″]

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever