Candidatos ao GDF participam de debate eleitoral promovido pelo portal Metrópoles

Encontro reúne seis nomes na disputa pelo Palácio do Buriti para apresentação de propostas e confronto de ideias a menos de um mês do primeiro turno

Por Kleber Karpov

Candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) se reúnem em debate eleitoral nesta quinta-feira (10/Set), com transmissão ao vivo conduzida por profissionais do portal Metrópoles, a partir de Brasília. Celina Leão (PP), José Roberto Arruda (PSD), Leandro Grass (PT), Paula Belmonte (PSDB), Ricardo Cappelli (PSB) e Kiko Caputo (Novo) participam do encontro, convocado para permitir a apresentação de propostas aos eleitores. Os políticos visam esclarecer seus posicionamentos sobre temas centrais para o Distrito Federal a menos de um mês do primeiro turno das eleições de 2026.

Organizadores marcam o encontro para 10 de setembro e realizam a terceira edição consecutiva desse tipo de debate. Seis dos onze candidatos registrados na disputa pelo Buriti confirmaram presença, em obediência à legislação eleitoral vigente. Juízes eleitorais garantem participação de filiados de partidos com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional.

Espectadores podem acompanhar o confronto de ideias pelo canal de vídeos no YouTube. Profissionais da Rádio Metrópoles também transmitem o áudio em tempo real para toda a capital federal. Operadores de plataformas de televisão inteligente liberam o sinal de forma simultânea e aberta. Cidadãos interessados acessam as propostas com maior facilidade por meio dessa diversidade de meios.

Regras e temas em pauta

Jornalistas do portal oferecem espaço para os políticos divulgarem as propostas elaboradas para a condução do GDF nos próximos quatro anos. Durante o encontro, os postulantes ao cargo máximo do Executivo local respondem a perguntas e administram o próprio tempo de fala. A saúde pública, o transporte e a transparência figuram entre os assuntos de maior relevância na campanha deste ano. Os candidatos priorizam estes temas durante as discussões.

A direção do programa assegura direito de resposta em caso de ofensas diretas. O desembargador Roberval Belinati preside o grupo responsável por analisar eventuais pedidos de defesa. Diretores da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e da Fecomércio-DF patrocinam a realização do encontro. Gestores do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) também apoiam a iniciativa.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Brasil supera 4 milhões de chegadas em voos internacionais até julho

Por Kleber Karpov O Brasil recebeu mais de 4 milhões...

Polícia Federal faz operação contra desvios de dinheiro de emendas parlamentares

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã...

Mendonça homologa delação sobre financiamento do filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Fachin decide tirar Moraes da relatoria do inquérito das fake news

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

André Mendonça manda soltar filho do “Careca do INSS”

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Destaques

Brasil supera 4 milhões de chegadas em voos internacionais até julho

Por Kleber Karpov O Brasil recebeu mais de 4 milhões...

São Paulo confirma novos casos de sarampo e contabiliza 30 registros confirmados

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Polícia Federal faz operação contra desvios de dinheiro de emendas parlamentares

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã...

Mendonça homologa delação sobre financiamento do filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Fachin decide tirar Moraes da relatoria do inquérito das fake news

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...