Por Kleber Karpov
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na noite da última segunda-feira (01/Jun), a sessão solene “Enfermagem Multiverso: a saúde está em todo lugar”. A iniciativa, de autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Casa, teve como objetivo celebrar a força coletiva do setor e reconhecer profissionais e projetos que atuam para além do ambiente hospitalar, transformando a realidade do Distrito Federal.
Durante a cerimônia, a deputada, egressa da enfermagem e ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, reforçou o conceito ampliado de saúde, afirmando que ela se manifesta onde há “escuta, prevenção, movimento e compromisso com a vida”. O evento buscou evidenciar que o cuidado permeia diversas esferas da sociedade, incluindo educação, esporte, cultura e ciência.
A parlamentar relembrou sua trajetória profissional e a motivação que a conduziu à política, destacando a necessidade de dar voz às demandas dos trabalhadores da área. “Aqui estão pessoas que abriram mão de muitas coisas pessoais e escolheram, todos os dias, cuidar do outro e transformar realidades”, declarou a um auditório com grande presença de profissionais do setor.
Investimentos
Na solenidade, Amarilio também prestou contas de seu mandato, informando sobre o investimento de mais de R$ 56 milhões na saúde do DF. Os recursos foram direcionados para a melhoria de espaços físicos, aquisição de insumos e mobiliários, e para a ampliação do acesso a consultas, exames e laudos para crianças neurodivergentes.
A deputada ainda ressaltou sua contínua atuação em pautas históricas para a enfermagem, como a luta pela efetivação do piso salarial, a implementação da jornada de 36 horas semanais e o combate à violência contra os profissionais, especialmente na rede privada. Ela cobrou a nomeação imediata de aprovados em concursos públicos e defendeu a instauração de uma CPI da Saúde para investigar o uso de recursos públicos. “Se um de nós está precarizado, todos nós estamos”, afirmou.
Projetos de impacto
O evento destacou programas de grande alcance social. Entre eles, o projeto Olhar Cidadão, com mais de 25 mil atendimentos em saúde visual, e o Escola Acolhedora, que realizou 1.880 atendimentos multiprofissionais para crianças e adolescentes. Também foram mencionados o programa Saúde nas Escolas, que impactou 60 mil alunos, e o DIU para Todas, responsável pela inserção de aproximadamente 12 mil dispositivos contraceptivos.
O ponto alto da noite foi a entrega do Prêmio Multiverso 2026, que reconheceu tanto projetos inovadores quanto trajetórias individuais. A modalidade “Experiências e Projetos Exitosos” premiou iniciativas de equipes multiprofissionais, como o uso de tecnologias na atenção primária e ações de cuidados paliativos. Já a categoria “Profissionais indicados por instituições” homenageou trabalhadores das redes pública e privada por sua ética e dedicação.
“Esta noite é para que Brasília inteira saiba: a saúde está em boas mãos, está nas mãos de vocês”, concluiu Dayse Amarilio ao encerrar a sessão, que foi seguida de uma confraternização cultural.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













