Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizará uma ampla campanha de vacinação neste sábado (25/Abr), disponibilizando 52 postos de atendimento em 21 regiões administrativas. A iniciativa, que ocorrerá em locais como o Venâncio Shopping, a Feira do Produtor de Ceilândia e diversas unidades de saúde, visa imunizar a população contra a gripe, o sarampo e a febre amarela, sendo o acesso liberado a qualquer cidadão, independentemente de sua região de residência.
Foco na proteção contra a influenza
A principal meta da campanha é a imunização contra o vírus influenza, direcionada a grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Estão aptos a receber a vacina crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e idosos a partir de 60 anos. A vacinação também se estende a pessoas com comorbidades ou deficiências, indígenas, quilombolas e profissionais de diversas áreas.
Para receber o imunizante, a SES-DF orienta que a população apresente um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação. Para os integrantes dos grupos prioritários, é necessária a comprovação da condição, que pode ser feita por meio de crachá ou contracheque para profissionais, e laudos ou relatórios médicos para pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente.
Outras vacinas disponíveis na ação
Além da vacina contra a gripe, a mobilização deste sábado incluirá outros imunizantes do calendário vacinal. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão receber a dose contra a dengue. Para os adultos, estarão disponíveis as vacinas contra sarampo e febre amarela. As crianças também terão acesso a outras vacinas de rotina, conforme o calendário nacional de imunização.
O atendimento ocorrerá exclusivamente no sábado, 25 de abril. Não haverá vacinação no domingo (26). As atividades serão retomadas na segunda-feira (27), quando as mais de cem salas de vacinação do Distrito Federal reabrem em seus horários habituais de funcionamento. A lista completa com os endereços e horários dos 52 postos pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;












