25.1 C
Brasília
17 abr 2026 13:54

Período de doenças respiratórias exige atenção redobrada com crianças e idosos no DF

Aumento de 25% em casos de SRAG entre 2024 e 2025 acende alerta; vacinação é principal medida de prevenção

Por Kleber Karpov

Por Kleber Karpov

O início do período de sazonalidade das infecções respiratórias virais em março acendeu um alerta no Distrito Federal para a necessidade de cuidados redobrados, especialmente com crianças menores de cinco anos e idosos. A preocupação é intensificada por dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) que apontam um aumento de 25% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 2024 e 2025, reforçando a vacinação como principal estratégia de prevenção contra o agravamento dos quadros clínicos.

Dados recentes da saúde pública do DF indicam uma retomada na circulação de vírus respiratórios. Nos últimos anos, foram notificados mais de 21 mil casos de SRAG em residentes locais. O crescimento foi de 25% ao se comparar os anos de 2024, com 6,5 mil casos, e 2025, que registrou 8 mil ocorrências, revertendo um período anterior de queda.

As autoridades de saúde diferenciam as síndromes gripais (SG) da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A SG é caracterizada por uma infecção respiratória com ao menos dois sintomas como tosse, coriza, dor de garganta, febre ou dor no corpo. A SRAG representa uma evolução do quadro, ocorrendo quando um paciente hospitalizado apresenta dificuldade para respirar, respiração acelerada ou baixa saturação de oxigênio.

A médica e referência técnica de Família e Comunidade da SES-DF, Camila Damasceno, orienta a população a procurar um serviço de emergência ao observar sinais de gravidade. A especialista detalha os principais sintomas que exigem atenção imediata. “Se tiver alguma dificuldade para respirar, se a respiração está acelerada ou com chiado. Se a pessoa estiver muito prostrada, se sentindo muito fraca, com sensação de desmaio”, disse.

A especialista também ressalta a importância de monitorar a temperatura corporal, especialmente em quadros persistentes. A febre que retorna após um período de melhora também é um indicativo para buscar avaliação médica. “É bom fazer uma avaliação se a pessoa tiver febre por mais de 72 horas seguidas. Se a febre já passou por mais de 48 horas, mas retornou, também cabe uma avaliação”, explicou.

Para sintomas leves, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Na presença de sinais de gravidade, a pessoa deve procurar o serviço de emergência, como uma UPA ou pronto socorro, principalmente nos períodos em que a UBS estiver fechada”, completou a médica.

Fatores sazonais e medidas de prevenção

O aumento de casos entre os meses de março e julho está associado a fatores climáticos. O tempo mais frio e seco facilita a circulação de vírus e torna as vias respiratórias mais vulneráveis. A permanência prolongada em ambientes fechados e com pouca ventilação também contribui para a maior transmissão de doenças.

As faixas etárias mais suscetíveis ao agravamento das infecções são as crianças com menos de cinco anos e os idosos. Esses grupos possuem uma resposta imunológica em desenvolvimento ou em declínio, respectivamente, o que aumenta o risco de complicações.

A vacinação é apontada como a principal estratégia para prevenir casos graves e reduzir a incidência e o número de mortes por vírus respiratórios. A rede pública do Distrito Federal oferece gratuitamente imunizantes para a população.

Além da imunização, a Secretaria de Saúde reforça a importância de hábitos cotidianos para diminuir a transmissão. Medidas como a higienização frequente das mãos, a ventilação de ambientes, o isolamento em caso de suspeita da doença e evitar aglomerações são fundamentais durante o período de sazonalidade.

Arte: Agência Saúde DF



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Setor Comercial Sul terá distribuição gratuita de óculos para moradores do DF

Da Redação A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL), em...

Ações de Saúde de atendimentos itinerante e vacinação, na Praça Central do Paranoá, termina nesta sexta (17)

Por Kleber Karpov Termina nesta sexta-feira (17/Abr), uma série de...

Celina Leão ratifica responsabilização de envolvidos nas investigações da PF sobre caso que envolve o BRB

Por Kleber Karpov Em agenda pública nesta quinta-feira (16/Abr), a...

Caesb: obra de abastecimento de água na região norte deve beneficiar 1 milhão de pessoas

Por Kleber Karpov Um investimento de R$ 34 milhões deve...