Hemocentro prorroga prazo para cadastro de pacientes com doença falciforme no DF

Inscrição online para obter carteirinha de identificação segue até dia 15 de abril

Por Kleber Karpov

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou (09/Abr) a prorrogação do prazo para o cadastramento de pacientes com doença falciforme no Distrito Federal, que agora se estende até o dia 15 de abril. A medida, realizada em colaboração com a Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme (Abradfal), permite que pacientes da rede pública de saúde solicitem online uma carteirinha de identificação, projetada para agilizar o atendimento médico em situações de emergência.

A meta da FHB para este ano é ultrapassar a marca de mil pacientes cadastrados, um aumento expressivo em comparação às cerca de 50 carteirinhas que foram entregues durante o ano de 2025. A iniciativa busca ampliar o alcance do benefício para um número maior de pessoas contempladas pela ação.

A nova versão do documento de identificação incorpora diretrizes específicas para a classificação de risco em pacientes com a condição. Além disso, o cartão conta com um QR code que direciona para uma área exclusiva no portal do Hemocentro, oferecendo acesso a informações técnicas essenciais.

O conteúdo digital disponibilizado inclui protocolos de urgência, o manual de classificação de risco e o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença. Estes materiais servem como apoio para as equipes de saúde.

Agilidade no atendimento

A carteirinha tem como principal objetivo funcionar como uma ferramenta de apoio em situações de urgência e emergência. A identificação imediata da condição do paciente permite que as equipes de saúde tomem decisões clínicas mais rápidas, seguras e adequadas ao quadro apresentado.

A doença falciforme é uma condição genética e hereditária, classificada como uma das mais comuns no Brasil. Ela é caracterizada por uma alteração na hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, o que faz com que as hemácias adquiram um formato de foice.

Pacientes com a doença podem apresentar quadros de anemia, crises agudas de dor e maior suscetibilidade a infecções. Há também o risco de complicações graves, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Serviço: Como solicitar

O cadastro é destinado a pessoas com doença falciforme acompanhadas pela rede pública de saúde do DF, podendo ser realizado pelos próprios pacientes ou por seus responsáveis. A solicitação deve ser feita por meio de formulário eletrônico até o dia 15 de abril, com a entrega dos documentos prevista para o segundo semestre.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Da prancheta ao algoritmo: como inteligência artificial e Big Data estão mudando o esporte

Durante décadas, algumas das decisões mais importantes do esporte...

Opção pelo Simples Nacional para 2027 é antecipada para setembro

Por Kleber Karpov O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN)...

PIX enfrenta instabilidade e gera reclamações na manhã deste domingo

Por Kleber Karpov O sistema de pagamentos instantâneos PIX apresentou...

Médico alerta para ‘golpe’ no tratamento de câncer com antiparasitários Ivermectina e Mebendazol

Por Redação O médico gastroenterologista e hepatologista Rodrigo Lovatti publicou,...

Destaques

Da prancheta ao algoritmo: como inteligência artificial e Big Data estão mudando o esporte

Durante décadas, algumas das decisões mais importantes do esporte...

Celina Leão reúne apoiadores em Planaltina e reforça propostas para mobilidade, saúde e desenvolvimento da região

Por Kleber Karpov A candidata ao Governo do Distrito Federal,...

Instituto Igape indica liderança de Celina Leão ao GDF e Michele Bolsonaro ao Senado no Distrito Federal

Por Kleber Karpov Pesquisa publicada pelo Instituto Agape, neste domingo...

Opção pelo Simples Nacional para 2027 é antecipada para setembro

Por Kleber Karpov O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN)...

Flávio Dino anula emendas indicadas por dirigentes partidários e ex-parlamentares sem mandato

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...