Por Luciene Rodrigues
A companhia curitibana Bife Seco estreia o espetáculo premiado Humanismo Selvagem em Brasília, com apresentações entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março na CAIXA Cultural Brasília. A temporada, que integra a celebração de 15 anos do grupo, conta com patrocínio da Petrobras e apoio da CAIXA Cultural. A programação inclui ainda uma oficina gratuita de escrita criativa com o diretor da peça.
Tragicomédia premiada aborda heranças familiares
Escrito e dirigido por Dimis, Humanismo Selvagem investiga as dinâmicas de uma família cuja fortuna foi construída sobre exploração. A trama se desenrola durante a comemoração do centenário do patriarca, quando a chegada de uma antiga empregada expõe segredos, traumas e violências ocultas sob uma aparente harmonia.
A obra utiliza humor ácido e tensão psicológica para explorar temas como racismo estrutural e poder. O texto venceu o Prêmio Outras Palavras 2020, do Governo do Estado do Paraná, e foi publicado em livro com lançamento previsto para a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) de 2025, como parte da Coleção Outras Palavras.
“É uma montanha-russa de emoções. O público ri muito no início, mas, à medida que a história avança, esse riso vai se transformando em desconforto, até chegar a um momento de catarse. Existe muito humor, mas também muita crítica e muitas camadas simbólicas. Cada personagem é uma alegoria do Brasil atual, um recorte de uma família brasileira de classe alta”, disse Dimis.
Elenco conta com participação de ator de filme premiado
A nova temporada da peça conta com a participação especial do ator Luiz Bertazzo, integrante do elenco do filme Ainda Estou Aqui, que o texto de divulgação descreve como vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme Internacional. Bertazzo, que iniciou sua carreira em Curitiba, retoma a parceria com a Bife Seco após colaborações anteriores em montagens como Vivienne (2010), Peça Ruim e o musical Terrível Incrível Aventura.
Projeto celebra 15 anos da companhia
A Bife Seco foi uma das 30 selecionadas no edital Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, entre mais de 8.000 projetos inscritos. A circulação de Humanismo Selvagem é a primeira ação da parceria, que celebra os 15 anos da companhia e prevê uma série de atividades ao longo de 2026 e 2027.
Entre as futuras ações estão a estreia do musical O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk em São Paulo, a produção de O Vampiro Vilmar – Um Transmusical Eletrônico, uma nova temporada do podcast País do Futuro e a publicação de um livro sobre a trajetória do grupo.
Oficina gratuita de escrita criativa

Como parte da programação em Brasília, o diretor Dimis ministrará a oficina gratuita “Escrita Criativa: Roteiro e Dramaturgia” no dia 28 de fevereiro, na CAIXA Cultural. A atividade de quatro horas, com 30 vagas, é voltada para interessados em escrita para teatro, cinema e podcasts, sem necessidade de experiência prévia.
“Cada história é um mundo a ser descoberto. A oficina é um convite para explorar ideias, ganhar confiança na escrita e perceber, na prática, como uma narrativa nasce e se desenvolve, seja ela no teatro, no cinema ou mesmo em um podcast”, afirmou Dimis.
Serviço: Humanismo selvagem
26, 27, 28 de fevereiro e 01 de março
Quinta, sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF)
Gênero: Tragicomédia
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 120 minutos (com intervalo)
Lotação: 406 lugares
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia). Vendas a partir de 21 de fevereiro, às 9h na bilheteria e às 13h no site bilheteria cultural.
Meia-entrada: clientes CAIXA e outros casos previstos por lei
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: ROTEIRO E DRAMATURGIA
Sábado, 28 de fevereiro, de 14 às 18h
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF)
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 04 horas (com intervalo)
Vagas: 30 participantes
Inscrições: Gratuitas através da bilheteria do teatro
Mais informações: (61) 3206-6456 – bilheteria | (61) 3206-9448 – recepção
Bife Seco Redes: https://www.instagram.com/










