Por Kleber Karpov
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) realizou 194 atendimentos durante a Operação Carnaval 2026, ocorrida entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A ação, que visou garantir assistência rápida e eficiente aos foliões, concentrou-se nos principais pontos de festa da capital, como o circuito de blocos na região do Museu Nacional da República e da Esplanada dos Ministérios, para responder às emergências médicas.
As ocorrências foram registradas no circuito dos blocos carnavalescos, onde os profissionais do Samu atuaram em parceria com uma empresa privada de emergências médicas contratada para o evento. A maior parte dos atendimentos esteve relacionada a casos de mal-estar, abuso de álcool, consumo de drogas e intoxicação.
A atuação preventiva e a estratégia das equipes permitiram que a maioria das situações fosse resolvida no próprio local. Essa abordagem contribuiu para evitar a sobrecarga das unidades de saúde e assegurou maior agilidade no encaminhamento das situações de maior gravidade.
Planejamento
A diretora do Samu-DF, Lorhana Morais, avalia que o planejamento antecipado e o reforço das equipes foram fundamentais para a segurança da população durante as festividades. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige responsabilidade”, disse Lorhana Morais.
A operação reforça o compromisso da instituição com a promoção da saúde e a resposta rápida a urgências. “Nosso trabalho é garantir que o folião tenha atendimento rápido e seguro sempre que precisar”, enfatizou a diretora.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










